Escreva para pesquisar

Iniciativa inédita em prol da Amazônia

Estão abertas as inscrições para o primeiro mapeamento de iniciativas, programas e demais modelos de negócios que atuem em prol do desenvolvimento sustentável da região amazônica.

A iniciativa é da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), ação coletiva liderada pelo setor privado que fomenta soluções de desenvolvimento sustentável, em parceria com Amazon Investor Coalition (AIC), plataforma de integração entre atores do ecossistema, Fundação CERTI, realizadora da Iniciativa Jornada Amazônia, e o Quintessa, aceleradora pioneira e referência em negócios de impacto.

O mapeamento “Caminhos para a Amazônia”, tem como objetivo oferecer visibilidade para os diferentes tipos de suporte e de investimentos que vêm sendo direcionados para o bioma, bem como facilitar a conexão entre a população empreendedora e as iniciativas que podem apoiá-la.

Para participar desta primeira edição, as iniciativas devem ser recorrentes ou ter perspectiva de continuidade, e devem existir há pelo menos seis meses. Não serão aceitas iniciativas em fase inicial ou ideias não implementadas.

As inscrições seguem até o dia 10 de julho de 2022 e podem ser realizadas pelo formulário online neste link. As organizações interessadas também podem acessar o site para mais informações.

GS1 Brasil é membro estratégico da PPA

Com o objetivo principal de contribuir ainda mais para a conservação da natureza por meio da integração com a tecnologia, a GS1 Brasil é membro estratégico da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e contribui com as iniciativas de três dos seus Grupos Temáticos (GTs): Mercados, Territórios e Empreendedorismo.

Por meio desta conexão com a PPA, a GS1 apoia diversas iniciativas em prol da Floresta Amazônica, que tem um papel fundamental no equilíbrio climático de todo o planeta.

A floresta exerce importante papel de regulação do clima, levando umidade e chuva para região sul e sudeste do Brasil, além de conter o aquecimento global, pois é uma imensa fonte de captação e estoque de carbono. Somente em espécies, a Amazônia oferece mais de 30 mil plantas, 3 mil peixes e 1,3 mil aves.

Somente em espécies, a Amazônia oferece mais de 30 mil plantas, 3 mil peixes e 1,3 mil aves.

Temas Ambiental, Social e Governança ganham força

rastreabilidade de plantas no legado das aguas

Rastreabilidade de plantas no Legado das Águas – Foto: Divulgação

As boas práticas das empresas em ESG (Environmental, Social and Governance), ASG (Ambiental, Social e Governança) em português, vem ganhando cada vez mais relevância, pois passa a compor a lista de critérios adotados pelas empresas, consumidores e especialmente investidores para avaliar o resultado e os riscos aos quais as empresas estão expostas, baseado em seu desempenho ambiental, na capacidade de governança e na promoção de inclusão e desenvolvimento social.

A GS1 Brasil tem trabalhado fortemente no tema e atua desde 2015 com o Programa Sustentabilidade em Código, com o objetivo principal de elevar o tema sustentabilidade a um nível estratégico,  realizando e apoiando, de forma colaborativa e por meio dos Padrões GS1, projetos e iniciativas escaláveis que visam contribuir com a agenda de sustentabilidade de seus associados e parceiros

A GS1 também se posiciona para contribuir com o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e a serem alcançados até 2030.

Dentre os 17 ODS contribuí diretamente para o cumprimento de 14 deles.

Foto: iStock

Leia também

Bioeconomia: PPA explica desafios e oportunidades deste conceito 

Tags

Send this to a friend