O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, levantado pela GS1 Brasil e que acompanha os lançamentos de produtos, apresentou crescimento de 1,0% para o mês de dezembro na comparação com o mês anterior no dado livre de efeitos sazonais.
Na comparação com dezembro de 2020, apresentou queda de 5,5% e no acumulado do ano, uma queda de 0,3% com relação ao mesmo período do ano anterior.
O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial fechou o ano de 2021 em um patamar similar ao observado no ano anterior.
“A recuperação observada no primeiro semestre perdeu força a partir de junho, resultando em um ano ameno para a intenção de lançamento de produtos. Esse ritmo deve se manter até que haja uma retomada consistente da economia nacional e mundial, e com isso a melhora na confiança dos empresários. Esperamos que em 2022 a renovação de portfólio nas empresas aconteça com maior entusiasmo, tendo a GS1 Brasil como parceira em todos os momentos”, analisa a CEO da GS1 Brasil, Virginia Vaamonde.
Elaboração: GS1 Brasil com o apoio da 4E Consultoria
Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.
ORIGINAL – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).
O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:
> Todo 1º dia útil do mês;
> Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado;
> Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística;
> Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas;
> Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33;
> Número Índice (Base: média de 2012 = 100).
Foto: iStock
Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial sobe 16,5% em setembro
Send this to a friend