O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, que mensura a intenção de lançamentos de produtos no País, registrou alta de 33,5% em novembro de 2019, comparado ao mês anterior, considerando o dado livre de efeitos sazonais.
Entretanto, no acumulado dos últimos 12 meses, houve um recuo de 7,7%, tendência também identificada no comparativo com novembro de 2018 (-19,3%).
Já no acumulado de janeiro a novembro 2019, o indicador registrou recuo de 8,1% na comparação com o mesmo período de 2018.
“Mesmo com a evolução do índice no mês de novembro comparado ao mês anterior, os indicadores atuais estão se distanciando dos observados em 2018. O resultado do Índice de Atividade Industrial sugere um arrefecimento no otimismo do empresariado e moderação no lançamento de produtos para o final do ano”, analisa a CEO da GS1 Brasil, Virginia Vaamonde.
Comparando os resultados de outubro com novembro de 2019, os setores de bebidas e vestuário apresentaram queda. No entanto, ao observar os resultados ao longo do ano os setores acumulam crescimento de 6,8% e 0,4% respectivamente.
O setor Têxtil, no qual são observadas as maiores oscilações de resultado, mesmo tendo apresentando crescimento de 100% no comparativo mês a mês, acumula perda de 17,4% no acumulado.
O setor de alimentos apresenta queda de 1,1% no acumulado entre janeiro e novembro deste ano (comparado com o mesmo período do ano anterior).
O Nordeste tem se destacado no aumento da intenção de lançamento de produtos como a única região a apresentar crescimento com relação a 2018. Entre os meses de janeiro a novembro de 2019, acumula 9,9% de crescimento com relação ao mesmo período do ano anterior.
As outras regiões – Centro-Oeste, Norte, Sul e Sudeste – mesmo tendo apresentado um resultado positivo com relação a outubro, a presentam queda tanto no comparativo ano a ano, como no acumulado janeiro a novembro.
Imagem: iStock
Send this to a friend