O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, que mensura a intenção de lançamentos de produtos no País, registrou aumento de 2,7% em dezembro de 2019, comparado ao mês anterior, considerando o dado livre de efeitos sazonais.
Apesar do crescimento, entre os meses de janeiro e dezembro de 2019 o índice apresentou queda de 8,4%, tendência também identificada no comparativo com dezembro de 2018 (-3,7%).
“Em seu terceiro ano de publicação, o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial tem demonstrado antecipar a produção da indústria nacional com acuracidade. O indicador apontou o desaquecimento de 2017, a retomada em 2018 e novamente em 2019, um arrefecimento da confiança. O ano que começou positivo, tendo os dois primeiros trimestres com crescimento significativo em relação à 2018, viu a partir de julho uma desaceleração no lançamento de produtos, resultando em um terceiro e quarto trimestres abaixo do esperado. Esperamos que em 2020 a renovação de portfólio nas empresas aconteça com maior entusiasmo, tendo a GS1 Brasil como parceira em todos os momentos”, afirma a CEO da GS1 Brasil, Virginia Vaamonde.
O setor de alimentos encerrou o ano de 2019 com o lançamento de produtos 3% menor que 2018. A mesma tendência foi identificada nos setores Têxtil e de Produtos Diversos, que apresentaram quedas de 22,8% e de 10,6%, respectivamente, no mesmo período.
Por outro lado, os setores de Vestuário e Bebidas registraram maior intenção de lançamentos de produtos em 2019 do que em 2018. As altas foram de 8,6% em Bebidas e de 1,7% em Vestuário e Acessórios.
A região Nordeste se destacou no aumento da intenção de lançamento de produtos, com alta de 8,7% no acumulado do ano. Entre os meses de janeiro e dezembro de 2019, também foi observado crescimento de 4,7% na região Norte.
No restante do País, o lançamento de produtos, que foi aquecido no primeiro semestre, diminuiu o ritmo a partir de julho, fechando 2019 com um resultado menor que em 2018.
O Sudeste fechou o ano com queda de 4,8% com relação a 2018, o Centro-Oeste com queda de 3,8% e o Sul com queda de 2,4%.
Elaborado pela GS1 Brasil em parceria com a 4E Consultoria, o indicador mede a intenção de lançamento de produtos no País.
A amostra envolve indústrias associadas à GS1 Brasil que atuam em vários setores, como bebidas, fumo, têxteis, calçados, papel e celulose, produtos farmacêuticos, equipamentos de informática, eletrônicos, etc., atividades descritas nas divisões de 10 a 33 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O índice é atualizado no primeiro dia útil de cada mês.
O indicador pode ser utilizado por consultorias especializadas, bancos, empresas, órgãos governamentais ou qualquer pessoa que queira acompanhar indicadores antecedentes a fim de realizar estudos de acompanhamento ou previsão de mercado.
Para obter as tabelas completas, acesse: www.gs1br.org/dados.
Foto: iStock
Send this to a friend