O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, que mensura a intenção de lançamento de produtos, teve crescimento de 0,4% em novembro em relação ao mês anterior, considerando o dado livre de efeitos sazonais. O indicador também apresentou alta de 1% na comparação com novembro 2019.
No entanto, no acumulado de 12 meses, a queda foi 9,8%, tendência também identificada no acumulado do ano (-10,0%).
“O resultado do Índice de Atividade Industrial para novembro ficou muito próximo da estabilidade, tanto no comparativo com o mês anterior como na comparação com novembro de 2019. Mesmo em um ano atípico, as movimentações do segundo semestre têm sido similares a anos anteriores e, ainda que o índice cresça de forma tímida, já nos encontramos acima do patamar pré-pandemia”, avalia a CEO da GS1 Brasil, Virginia Vaamonde.
Correlação com PIM (IBGE) – Últimos 2 anos
O segmento Têxtil apresentou um crescimento expressivo de 62,3% na intenção de lançamento de produtos na comparação com o mês anterior. Também foram destaque em novembro, os setores de Vestuário e Acessórios (alta de 14,5%) e de Produtos Diversos (fabricação de brinquedos, jogos, artefatos esportivos e joias), com crescimento de 9,1%.
O Norte teve uma alta de 38,5% no Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial de novembro. As demais regiões do País apresentaram dados negativos em novembro em relação ao mês anterior, apesar de alguns estados terem registrado crescimento, como Minas Gerais (20,5%) e Rio de Janeiro (59%).
Elaborado pela GS1 Brasil, o indicador mede a intenção de lançamento de produtos no País. A amostra envolve indústrias associadas à entidade que atuam em vários setores, como bebidas, fumo, têxteis, calçados, papel e celulose, produtos farmacêuticos, equipamentos de informática, eletrônicos, etc., atividades descritas nas divisões de 10 a 33 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O índice é atualizado no primeiro dia útil de cada mês e pode ser utilizado por consultorias especializadas, bancos, empresas, órgãos governamentais ou qualquer pessoa que queira acompanhar indicadores antecedentes a fim de realizar estudos de acompanhamento ou previsão de mercado.
Para mais informações acesse: www.gs1br.org/dados
Foto: Getty Images
Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial tem recuo em outubro
Send this to a friend