O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial para o mês de setembro apresentou alta de 16,5% na comparação com o mês anterior, no dado livre de efeitos sazonais.
No entanto, na comparação com o mesmo mês de 2020, houve uma queda de -9,6% e, no acumulado de 12 meses, um crescimento de 2,3%.
“Encerramos o período de janeiro a setembro com um resultado acumulado 1,8% acima do realizado no mesmo período de 2020. Mesmo com o indicador positivo, este é um momento de atenção com relação à intenção de lançamento de produtos, já que historicamente há uma desaceleração no último trimestre do ano que pode levar a encerrarmos 2021 no mesmo patamar do ano passado”, analisa a CEO da GS1 Brasil, Virginia Vaamonde.
Elaborado pela GS1 Brasil, o indicador mede a intenção de lançamento de produtos no País.
A amostra envolve indústrias associadas à entidade que atuam em vários setores, como bebidas, fumo, têxteis, calçados, papel e celulose, produtos farmacêuticos, equipamentos de informática, eletrônicos, etc., atividades descritas nas divisões de 10 a 33 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O índice é atualizado no primeiro dia útil de cada mês e pode ser utilizado por consultorias especializadas, bancos, empresas, órgãos governamentais ou qualquer pessoa que queira acompanhar indicadores antecedentes a fim de realizar estudos de acompanhamento ou previsão de mercado.
Para mais informações acesse: www.gs1br.org/dados.
Foto: iStock
Send this to a friend