No mês de setembro, o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial – que mensura a intenção de lançamento de produtos – registrou queda de 4,6% na comparação com o mês anterior, considerando o dado livre de efeitos sazonais.
Já na comparação com setembro de 2019, o índice apresentou aumento de 5,6%. No acumulado de 12 meses, o indicador caiu 13,6%, tendência também identificada no acumulado do ano (-12,4%).
“Seguindo a tendência dos últimos dois meses, mesmo com a queda identificada no comparativo mensal, o Índice de Atividade Industrial superou o realizado no mesmo mês do ano passado. Até o momento, os resultados sugerem que o pior já passou, mas ainda não recuperamos as perdas acumuladas no ano e as empresas vivem um momento de cautela com relação às incertezas do controle da pandemia. É necessário que a estabilidade do índice se mantenha nos próximos meses para que possamos confirmar a retomada das atividades e da confiança do empresariado”, analisa a CEO da GS1 Brasil, Virginia Vaamonde.
No mês de setembro, a categoria de produtos diversos, que inclui brinquedos, jogos, artefatos esportivos e joias, se destacou com alta de 40%, o que não foi o suficiente para equilibrar a queda sofrida no ano (- 46,2%). Os setores de Bebidas e Vestuário foram os que menos sofreram no período de janeiro a setembro, mas ainda assim apresentam retração de 7,5% e 7,3%, respectivamente.
Já em relação às regiões do País, no mês de setembro, o Norte apresentou crescimento de 16,9%, na comparação com o mês anterior. No acumulado do ano, todas as regiões apresentam queda no lançamento de produtos, sendo as regiões Sul e Sudeste tiveram menores impactos (-11,6% e -12,6%, respectivamente).
Elaborado pela GS1 Brasil, o indicador mede a intenção de lançamento de produtos no País. A amostra envolve indústrias associadas à entidade que atuam em vários setores, como bebidas, fumo, têxteis, calçados, papel e celulose, produtos farmacêuticos, equipamentos de informática, eletrônicos, etc., atividades descritas nas divisões de 10 a 33 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O índice é atualizado no primeiro dia útil de cada mês e pode ser utilizado por consultorias especializadas, bancos, empresas, órgãos governamentais ou qualquer pessoa que queira acompanhar indicadores antecedentes a fim de realizar estudos de acompanhamento ou previsão de mercado.
Para conferir a série histórica, acesse: www.gs1br.org/dados
Foto: Getty Images
Send this to a friend