O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial – que mensura a intenção de lançamento de produtos – apresentou queda de 5,8% na comparação com o mês anterior, considerando o dado livre de efeitos sazonais.
Comparado a agosto de 2019, o indicador apresenta aumento de 6,1%. Já no acumulado de 12 meses o índice teve queda de 15,4%, tendência também identificada no acumulado do ano (-14,4%).
“Ao longo dos últimos três meses podemos ver a confiança do empresariado retornando gradualmente. Mesmo com um índice menor que o apresentado em julho, o resultado da intenção de lançamento de produtos para agosto foi superior ao do realizado no mesmo mês do ano passado. Ainda há um longo caminho para recuperarmos as perdas sofridas no período mais crítico da pandemia, mas já demos o primeiro passo para isso”, avalia a CEO da GS1 Brasil, Virginia Vaamonde.
No mês de agosto, o setor de alimentos, comparado ao ano anterior, apresenta resultados superiores, reflexo dos efeitos da pandemia.
O Centro-Oeste ganhou destaque em agosto com alta de 20,5%, na comparação com o mês anterior. O Nordeste também apresentou aumento na intenção de lançamento de produtos, com índice de 8,9% em agosto, em relação a julho.
Elaborado pela GS1 Brasil, o indicador mede a intenção de lançamento de produtos no País. A amostra envolve indústrias associadas à entidade que atuam em vários setores, como bebidas, fumo, têxteis, calçados, papel e celulose, produtos farmacêuticos, equipamentos de informática, eletrônicos, etc., atividades descritas nas divisões de 10 a 33 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O índice é atualizado no primeiro dia útil de cada mês e pode ser utilizado por consultorias especializadas, bancos, empresas, órgãos governamentais ou qualquer pessoa que queira acompanhar indicadores antecedentes a fim de realizar estudos de acompanhamento ou previsão de mercado.
Para conferir a série histórica, acesse: www.gs1br.org/dados.
Foto: Getty Images
Send this to a friend