Escreva para pesquisar

Indústria brasileira desacelera diversificação do portfólio no primeiro trimestre

O Índice GS1 de Atividade Industrial, medido pela GS1 Brasil, fechou o primeiro trimestre de 2024 com houve uma contração de 9,9% em relação ao quarto trimestre de 2023 no dado livre de efeitos sazonais e de 1,6% no comparativo com o mesmo período do ano anterior.

Porém, esses números não refletem preocupação porque no mês de março passado, o Índice apresentou aumento de 11,5% quando comparado a fevereiro, livre de efeitos sazonais.

Já em comparação ao mesmo mês do ano passado, o indicador mostrou redução de 1,4%. Considerando o período dos últimos 12 meses, o crescimento acumulado pelo indicador é de 18,9%.

industria

“O mês de março representou o terceiro mês consecutivo com variações ano a ano ligeiramente negativas para o Índice GS1 de Atividade Industrial, diferente do ocorrido no último ano, o que retratou um primeiro trimestre relativamente desacelerado na diversificação do portfólio de produtos para a indústria”, explica Virginia Vaamonde, CEO da GS1 Brasil.

“Ainda assim, o indicador segue mostrando expressiva variação positiva no acumulado dos últimos 12 meses, a maior desde 2019. Isso indica que, caso os próximos trimestres sejam de atividade mais intensa, 2024 pode se tornar um ano de destaque em relação ao número de lançamento de produtos. A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil acompanha o ritmo de inovação e trabalha sempre para apoiar seus associados e o mercado na caminhada de renovação constante.”

Índice por região do País

indústria

Setores em destaque

indústria

Entenda o índice

Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.

ORIGINAL – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.

DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).

O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:

  •  Todo 1º dia útil do mês
  • Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
  • Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística
  • Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas
  • Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33
  • Número Índice (Base: média de 2012 = 100)

Foto: iStock

Leia também

Atividade industrial caiu em outubro, diz Índice GS1 Brasil

Tags