O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial indica queda de 26,2% na intenção da indústria brasileira em lançar produtos no mês dezembro de 2022 em relação ao novembro do mesmo ano.
A taxa do acumulado do ano de 2022, no entanto, cresceu 9,9% em relação a 2021. Dezembro de 2022 comparado a dezembro de 2021 apresentou queda de 7,0%.
Para Virginia Vaamonde, CEO da associação, “esse indicador não afeta os resultados acumulados e nos deixa otimistas em relação ao ano que se inicia”. “Esperamos que 2023 seja um ano de realizações, com boas perspectivas para novos produtos. A GS1 Brasil estará sempre apoiando e contribuindo para essa evolução.” Virginia afirma que o indicador iniciou o ano de 2022 de forma tímida, mas começou a apresentar uma evolução positiva a partir do mês de agosto, mantendo-se firme até novembro, o que resultou no melhor segundo semestre desde 2018.
Regional – As indústrias da Região Centro-Oeste mostram maior retração em dezembro.
Em dezembro, o segmento têxtil foi o mais estável.
O Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.
ORIGINAL: dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
DESSAZONALIZADO: série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).
Todo 1º dia útil do mês
Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística
Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas
Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33
Número Índice (Base: média de 2012 = 100)
Para mais informações, acesse: www.gs1br.org/indices-e-pesquisas.
Foto: iStock
Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial: indústria lança mais em maio
Send this to a friend