Escreva para pesquisar

Inovação corporativa: Confira os 6 pilares cruciais

Um ambiente propício à criação é um dos grandes requisitos para incentivar a inovação dentro da empresa.

À medida que o setor de tecnologia cresce e exige das empresas mais diferenciais, a eficiência operacional, junto das novas soluções, se tornam cada vez mais importantes para ganhar credibilidade, posicionamento e crescimento, além de motivar os colaboradores com novos desafios e propostas.

Para Orlando Ovigli, VP de Digital Solutions da FCamara, ecossistema de tecnologia que potencializa o futuro de negócios, a inovação permite explorar novas oportunidades de mercado.

“É preciso que as ideias sejam compartilhadas e concretizadas nas organizações, de forma colaborativa, entre todas as áreas da empresa. Com a inovação, somos capazes de explorar novas oportunidades e melhorias, o que favorece tanto a empresa como os colaboradores, por meio de reconhecimento e ascensão”, pontua o executivo.

Um contexto favorável à criatividade pode ser criado por meio de produtos, ferramentas e serviços. De acordo com Orlando, existe uma jornada, com pilares bem determinados, que podem ajudar as empresas a implementar ambientes inventivos, inspiradores e seguros para propostas. Na FCamara, essa jornada é realizada com a ajuda da Plataforma Imagine, um software 100% responsivo, intuitivo e gamificado que reúne as novas ideias dos colaboradores, atuando da captação à execução, incluindo a gestão de projetos, e criando uma competição saudável em torno das sugestões.

A plataforma já engajou mais de 25 mil colaboradores em diferentes empresas, e, já gerou um retorno estimado de mais de R$ 30 milhões para os clientes do grupo que usam o Imagine para estabelecer uma cultura organizacional mais colaborativa.

Com base em sua experiência, o executivo compartilha a seguir o que não pode faltar em uma jornada de inovação corporativa de sucesso. Confira:

1 – Estratégias de engajamento

equipe com mãos unidas

A possibilidade de se ter, junto ao uso da plataforma, o acompanhamento frequente de profissionais capacitados, pode ser um dos fatores mais decisivos para o sucesso de um programa de inovação. “Isso porque especialistas no assunto podem instruir às lideranças de projeto sobre as melhores práticas para se ter engajamento dos colaboradores (fator de sucesso de qualquer programa de inovação), avaliar as necessidades específicas da empresa e assegurar que seus objetivos com a jornada de inovação serão alcançados”, comenta Orlando.

2- Capacitação de colaboradores

equipe em pratica de design thinking

Capacitar os colaboradores em temáticas e procedimentos de inovação é uma forma de estimular o pensamento criativo para que eles possam contribuir com ideias inovadoras. As empresas que investem neste tipo de treinamento, tendem a ter maior sucesso na implementação das soluções, pois os colaboradores se sentem pertencentes e confiantes para propor ideias. Além disso, há também um consequente impacto no estímulo da colaboração entre as equipes da empresa.

3 – Plataforma intuitiva e inclusiva

Um layout intuitivo permite que a interface da plataforma seja mais amigável e acessível para todos os colaboradores da empresa, mesmo aqueles que atuam em tarefas operacionais. Isso incentiva uma participação ampla, distribuída por toda uma corporação. Além disso, o layout intuitivo proporciona uma redução na curva de aprendizado da ferramenta, permitindo que seu uso seja mais eficiente.

4- Experimentação e validação

Fazer a análise de viabilidade técnica, financeira e comprovar se a solução planejada pode (ou não) ser bem aceita no mercado, são algumas etapas fundamentais para se incluir em um planejamento estratégico de inovação. Quando este trabalho é feito sem o conhecimento necessário ou metodologia eficiente, os riscos para a empresa aumentam muito. Para evitá-los e garantir que o patamar de inovação seja alcançado de maneira mais ágil e efetiva, é importante ter acompanhamento de um parceiro especialista no assunto. Além disso, ele poderá ser também um alavancador de novas oportunidades.

É a etapa onde todos os projetos culminam e são testados e comprovados. Na FCamara, esse serviço é prestado por uma squad dedicada ao cliente, com reuniões recorrentes sobre ideias para processos de inovação, embasados com documentos e relatórios periódicos. A ideia é trazer para o cliente uma mescla de conhecimentos de mercado, conhecimentos técnicos e provas de conceito.

5 – Acompanhamento de Implementação

Quando a plataforma possui, além do módulo de gestão de ideias, uma continuidade destinada à gestão de projetos, há uma redução de esforços, já que todas as ideias prontas para serem implementadas já estão em um fluxo dentro do software usado inicialmente. Assim, há uma maior eficiência no processo e agilidade no desenvolvimento.

6- Fortalecimento de marca em inovação

equipe com conceito de inovação e negocios

Posicionar a marca como inovadora pode ajudá-la a se relacionar melhor com o ecossistema de inovação, a criar uma imagem mais moderna e aumentar a visibilidade e interesse por parte de clientes e parceiros. Consequentemente, aumentam-se as oportunidades de explorar novos mercados.

“Colocando isso em prática, o resultado é uma imagem de empresa atual e conectada às demandas do futuro, além de um melhor gerenciamento da inovação. Isso reflete diretamente em um ambiente de mudanças positivas, envolvendo os colaboradores que vivem em constantes melhorias para criação de produtos, ideias e serviços, o que gera satisfação para os clientes”, conclui Orlando.

Foto: iStock

Leia também

Código de barras comemora 50 anos de revolução e evolução 

Tags