Escreva para pesquisar

Insights para o desenvolvimento de embalagens em tempos de crise

Muitas empresas foram ao limite nesta pandemia da Covid-19 e, para continuar ativas no mercado, precisaram se reinventar, atuando em novos canais de vendas e reduzindo custos. Esse novo cenário trouxe uma atenção maior para um aspecto importante dos negócios: as embalagens dos produtos.

Cada vez mais, fica evidente a importância de pensar estrategicamente em todo o sistema de embalagem, considerando o tipo de produto, o perfil do consumidor, a estrutura da empresa, a logística, o transporte, etc. Esse trabalho envolve toda a cadeia em busca de soluções inteligentes, desde os vários departamentos internos de uma empresa, passando pelos fornecedores de matérias-primas até os clientes.

marcos palhares diretor da the packaging academy

Marcos Palhares,da The Packaging Academy – Foto: Divulgação

Assim, nesses tempos de crise, quais são os aspectos mais relevantes quando o assunto é embalagem? “Agora é o momento de apostar na inovação, redução de custos e sustentabilidade”, afirmou o diretor da The Packaging Academy e sócio da revista EmbalagemMarca, Marcos Palhares. Em entrevista ao Portal de Notícias GS1 Brasil, ele comentou algumas tendências e insights para o desenvolvimento de embalagens. Acompanhe a seguir.

Custos

A busca por redução de custos já era uma premissa da indústria antes da pandemia e que, a partir de agora, tende a se acentuar. Segundo o especialista, o importante é diminuir os custos com inteligência para não “matar” o produto ou a marca. Às vezes, uma solução que, à primeira vista, parece boa e fácil, pode gerar ainda mais problemas.

“Não adianta trocar a matéria-prima por uma opção de qualidade inferior ou reduzir a espessura da embalagem, por exemplo. Normalmente, isso gera perdas na linha de produção ou a embalagem estoura no transporte”, pondera.

De acordo com Palhares, uma das estratégias mais comuns é reduzir o conteúdo do produto, e logo o tamanho da embalagem. Isso não requer muitos esforços, basta informar a mudança na embalagem. “De alguma maneira, isso desagrada parte dos consumidores, mas é uma forma de viabilizar o produto”, avalia.

Outra ideia para diminuir os custos é redimensionar a embalagem a fim de otimizar área de armazenamento. “Há várias maneiras de reduzir perdas em algum ponto da cadeia que podem significar um ganho para todo o sistema de embalagem”.

Sustentabilidade

O tema da sustentabilidade ganha novo fôlego no mercado, indicando a necessidade de adequar os processos. “As empresas deverão buscar a redução de impacto ambiental ou do consumo de água ou energia na linha de produção, ou estimular a cadeia mais sustentável de alguma forma. Isso é uma decisão que envolve o desenvolvimento de embalagem”, ressalta Palhares.

Inovação

A previsão de queda de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2020 resume o tamanho do impacto negativo que praticamente todos os setores da economia vão sofrer em razão da pandemia. “Quando temos uma situação tão crítica e extrema, é o momento de buscar caminhos por meio da inovação”, destaca o diretor da The Packaging Academy.

“Por isso, vale refletir sobre questões como: como criar uma lealdade de marca quando o preço é tão importante? A marca vai competir por preço? Ou o branding será mais importante para manter o posicionamento no mercado?”, completa.

Segundo Palhares, mesmo sendo um momento crítico, é fundamental avaliar como dar um passo à frente em termos de embalagem.

Higienização

No novo normal, virou hábito higienizar as embalagens, geralmente com álcool em gel. “É preciso pensar em uma embalagem que possa ser higienizada, sem prejudicar o material ou as informações impressas. O que não pode acontecer é passar álcool e apagar a data de validade do produto, por exemplo”, diz Marcos Palhares.

E-commerce

Com a pandemia, as vendas online aumentaram exponencialmente em pouco tempo, fazendo com que empresas reconsiderassem alguns aspectos e decisões sobre as embalagens.

Um dos desafios é que o aspecto estético ganhou maior relevância. “Como mostrar a foto da embalagem na internet com o mesmo apelo da prateleira?”, questiona Palhares. Além disso, dependendo do perfil da marca, um ponto importante é gerar uma experiência de unboxing, ou seja, tornar o momento de desembalar o produto em casa mais interessante. Uma embalagem visualmente bonita e inteligente valoriza todo o esforço da marca.

Além da parte visual, as embalagens precisam ser resistentes e adequadas ao processo de logística e transporte. Para isso, é necessário entender a jornada da entrega, se será pelos Correios, caminhão ou motoboy, por exemplo.

Outro ponto é que as empresas vão precisar fazer escolhas diferentes para cada canal de vendas. “Da mesma forma que as indústrias têm embalagem distintas para produtos vendidos em supermercados e atacarejos, será preciso diferenciar a embalagem para o e-commerce”, ressalta Palhares.

Capacitação

Um cenário de crise é o momento propício para reinvenção de empresas e profissionais. Nesse sentido, surge a necessidade de investir em qualificação para conseguir responder às novas demandas do mercado.

Na área de embalagens, é fundamental ter uma visão ampla, considerando os processos de produção, os tipos de materiais, o design, a distribuição e o transporte, e o perfil da cadeia, para conseguir tomar decisões mais assertivas.

“As empresas devem acreditar na área das embalagens, porque ela está relacionada à composição de custos e pode criar possibilidades para estimular a receita. Se a sua empresa tem uma pessoa ou departamento de embalagem inteligente, consegue encontrar boas oportunidades e solucionar os problemas com qualidade”, conclui o especialista.

De acordo com a GS1 Brasil, através da embalagem é possível identificar de forma única e inequívoca os produtos, proporcionando maior agilidade nos processos internos das empresas, disponibilidade de informações do produto aos consumidores, transmitindo, desta forma, confiabilidade, segurança e atendimento às legislações.

Foto: Getty Images

Leia também

Logística: conheça os cuidados com embalagens de papelão

Tags