Escreva para pesquisar

Instituto de Pesquisa da Facens desenvolve robô com IA

O Instituto de Pesquisa do Centro Universitário Facens, de Sorocaba (SP), criou um robô (foto acima) com Inteligência Artificial (IA), que se comunica com as pessoas e aprende a partir de todo contato que tem com humanos. Projetado a pedido do executivo, Rafael Steinhauser, o robô participa atualmente de peça teatral “Oracle” em Munique, na Alemanha. Desde 2017, o IP Facens desenvolve projetos sob medida para pessoas e empresas, em diversos segmentos.

Embora tenha sido planejado para estrear nos palcos, o robô tem potencial comercial para ser utilizado em outras funções, principalmente em tempos de pandemia. Quando retornar ao Brasil, o robô assumirá o posto de host nos laboratórios e Centros de Inovação da Facens, a fim de aprimorar sua linguagem e a tecnologia. O projeto já foi aprovado pela Lei Rouanet e agora aguarda empresas parceiras para patrocínio.

“Entendemos que haverá cada vez mais a necessidade de se ter menos contato humano na recepção de empresas e estabelecimentos comerciais. Por isso, a ideia é aprimorarmos continuamente a Inteligência Artificial do robô, para que ele recepcione as pessoas de forma personalizada em cada local, melhorando a experiência do consumidor”, explica o diretor de Mercado do IP Facens, Ellis Menasce.

O IP Facens já desenvolveu mais de 100 projetos para cerca de 40 empresas, incluindo ABB, Balluff, Bosch, CNHi, Commscope, DPR, Emerson, Flex, Green Nation, Huawei, Ingenico, JCB, Lanxess, Qualcomm, SBT e Scheffler. Atualmente o Instituto de Pesquisa conta com cerca de 130 colaboradores e 90 estagiários.

Foto: Divulgação Facens

Tags

Send this to a friend