Escreva para pesquisar

Inteligência Artificial: conheça as aplicações nos negócios

A Inteligência Artificial (IA) permite que dispositivos aprendam e se adaptem com experiências e inclusão de dados para executar determinadas funções. Em outras palavras, IA é a habilidade de um sistema simular a capacidade cognitiva do homem. Assim, é capaz de raciocinar, decidir e criar soluções para problemas específicos.

Um sistema de IA aprende continuamente a cada interação, entende diversas categorias de dados (textos, imagens, sons, linguagens, etc.), interage em linguagem natural (ou seja, pode enxergar, falar e escutar), e consegue extrair ideias e formular hipóteses. Entre as tecnologias que estão por trás da IA estão: machine learning, computação cognitiva, deep learning e processamento de linguagem natural. “Por meio da IA, computadores, equipamentos, robôs e outros aparelhos podem realizar ações lógicas, reconhecer padrões e aprender com os erros e acertos para se adaptar, trabalhando de forma cada vez mais precisa e assertiva”, resume o CEO da Nexo AI, Diego Figueredo.

Hoje, a IA já está presente nos mais diversos setores: indústrias, bancos, montadoras, hospitais, varejistas, escritórios de serviços jurídicos, museus, extração de petróleo, e muitos outros. Juntamente com outras tecnologias que estão se popularizando na Quarta Revolução Industrial, como blockchain, robótica e impressão 3D, indústrias inteiras estão sendo (ou já foram) automatizadas para potencializar sua eficiência e resultados. A IA está presente ainda no desenvolvimento de produtos, recrutamento e seleção de empresas, diagnóstico e recomendação de tratamentos de doenças, desenvolvimento de carros autônomos, atendimento a clientes, etc.

“No meio empresarial, a IA apoia a automatização de alguns processos, como atendimento aos clientes que buscam respostas para questões pouco complexas por meio de um chatbot, ou faz recomendações para os profissionais serem mais produtivos, com indicações de qual cliente está mais propenso a fechar ou como aprimorar uma campanha de marketing”, exemplifica o diretor sênior de marketing da Salesforce para América Latina, Daniel Hoe.

No futuro, essas ações serão ainda mais frequentes. “A IA participa ativamente do processo de adaptação para a Indústria 4.0 e é fundamental para todas as empresas que desejam continuar relevantes neste novo cenário”, acrescenta Figueredo.

Potencial em expansão

Estimativas da Intel apontam que os serviços envolvendo IA devem movimentar US$ 36,8 bilhões até 2025. Segundo o estudo IDC Predictions Brazil 2019, realizado pela IDC Brasil, os investimentos globais em IA devem atingir US$ 52 bilhões até 2021. No Brasil, 15,3% das médias e grandes empresas já contam com a tecnologia entre as principais iniciativas e este percentual deve dobrar nos próximos quatro anos.

O estudo aponta que as áreas com maior potencial de crescimento estão ligadas ao atendimento a clientes, análise e investigação de fraudes, automação de TI, diagnósticos e tratamentos de saúde. Para 2022, a previsão é que 20% das empresas usem tecnologias de voz para interação com clientes. Em 2024, interfaces de IA e automação de processos devem substituir um terço das interfaces de tela dos aplicativos.

Por aqui, a IA não é mais utopia ou cena de filme de ficção científica. O Brasil já é o segundo país do mundo que mais utiliza o IBM Watson, plataforma de IA para negócios da IBM, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Outro dado mostra que o País está atento aos benefícios da IA: 27% dos profissionais brasileiros de marketing usam esse conceito para um melhor engajamento com seus clientes, segundo um estudo recente da Salesforce. Um pouco acima dos 21% verificados nos Estados Unidos, mas bem abaixo dos 40% do Japão e dos 44% da Índia. Outra pesquisa da companhia aponta que 30% das empresas do País usam chatbot com IA para contato com os clientes e 37% utilizam a tecnologia para o atendimento aos consumidores. “Embora a IA já faça parte de uma parte dos negócios, há muito espaço para crescimento no uso da tecnologia, cada vez mais integrada aos processos de negócio”, aposta o Daniel Hoe.

Benefícios da inteligência artificial

A IA está transformando o mundo corporativo, ajudando as empresas a ganhar vantagens competitivas no mercado. Confira alguns benefícios que a IA proporciona aos negócios.

1. ANÁLISE OS DADOS

Um sistema de IA consegue analisar uma grande quantidade de dados, identificar padrões e tendências de comportamento, para assim, formular predições de forma automática. As predições tomam forma de sugestões de ações ou conteúdos para que as pessoas tenham a resposta de que precisam ou se tornem mais produtivas em seu trabalho.

2. AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E REDUÇÃO DE ERROS

Por meio da automação de processos, o nível de eficiência da companhia cresce exponencialmente. A IA também permite que erros frequentes cometidos por seres humanos sejam mais facilmente evitados. Além disso, com a máquina realizando os procedimentos burocráticos e automáticos, os colaboradores ganham mais tempo para realizar suas atividades.

3. SEGURANÇA DE DADOS

O machine learning se coloca em posição de vantagem em relação às potenciais ameaças, uma vez que consegue identificar pontos fracos do sistema e corrigi-los antes que um mecanismo externo quebre a segurança. Essa técnica representa um passo importante na tecnologia da informação e da segurança, já que passa de um papel passivo de contenção para um posicionamento ativo, funcionamento como uma barreira para as invasões.

4. RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Padronizar, escalar e manter a qualidade nas grandes operações de atendimento é um processo caro e repleto de desafios devido a alta rotatividade dos colaboradores. Também é desafiador atender o cliente quando ele mais precisa que seja atendido e isso acontece muitas vezes fora do horário comercial. Mas isso não é problema para uma assistente inteligente equipada com IA, pois estará disponível 24 horas por dia, em todos os dias do ano.

5. VENDAS E MARKETING

Em vendas, a IA para apontar quais são as oportunidades e leads com maior chance de conversão. Já no marketing, é capaz, por exemplo, de personalizar o envio de conteúdo e mensagens para os clientes, com base em no perfil, local, comportamento e interesses das pessoas abordadas.

Fontes: CEO da Nexo AI, Diego Figueredo; e diretor sênior de marketing da Salesforce para América Latina, Daniel Hoe

 

 

 

Tags

Send this to a friend