A inteligência de dados é uma ciência que pode nortear a tomada de decisões importantes em um negócio/empresa.
Ela consiste em analisar informações de maneira otimizada e favorável à geração de insights que as orientam a tomarem decisões mais assertivas.
No entanto, 87% das empresas ainda têm baixa maturidade no uso da inteligência de dados, segundo a Gartner.
A verdade é que companhias movidas a dados superam amplamente seus pares em várias medidas financeiras, obtendo 70% mais receita por funcionário e gerando 22% mais lucros, de acordo com o relatório do Capgemini Research Institute intitulado “The data-powered enterprise: Why organizations must strengthen their data mastery” (em tradução livre, “Empresa movida a dados: por que as organizações devem fortalecer seu domínio de dados”).
Claudio Bruno da Cortex. Foto: divulgação
Em entrevista concedida para o Portal de Notícias da GS1 Brasil, o diretor de inovação e evangelismo da Cortex, Cláudio Bruno, ressalta que o uso da inteligência de dados é indispensável para qualquer empresa.
“É um investimento que precisa ser feito, mas que se paga com uma tomada de decisão muito mais estratégica e que, de fato, gera retorno em termos de resultado. Ter inteligência de dados para, por exemplo, entender quem tem mais propensão de comprar da sua empresa, quem tem realmente a dor que o seu negócio resolve, é algo que pode alavancar as vendas e permitir que essa empresa alcance seus objetivos de crescimento de forma mais rápida, inteligente e precisa”, destaca Bruno.
Para o executivo da Cortex, grandes companhias no mundo entenderam o que é inteligência de dados e a importância de sua aplicação.
“Dessa forma, por trás dessa decisão está o intuito de permitir às áreas da empresa produzir resultados de mais impacto de forma contínua e em maior velocidade.”, ressalta o executivo.
Portanto, alguns dos principais benefícios da descentralização podem se resumem em:
O professor da ESPM São Paulo, André Insardi, diz que é um mito que o uso da inteligência de dados é um previlégio das grandes empresas.
“Não é necessário ser uma empresa grande para trabalhar com o conceito de inteligência de dados. As PMEs devem e podem se beneficiar disso.”, explica o professor da ESPM São Paulo, André Insardi.
O diretor de Marketing da Simpress, Paulo Theophilo Moreira Junior, reforça a importância da inteligência de dados, exemplificando com o uso no varejo.
“Qualquer produto hoje possui, por exemplo, QR code em que podemos coletar dados, ter um controle de estoque mais eficiente e prestar um melhor serviço aos clientes.“, diz Paulo.
“Isso mostra a importância de se possuir no ambiente varejista tecnologias que facilitam ao máximo a vida do consumidor. Exemplo não faltam como, por exemplo, os leitores de preços na loja, etiquetas impressas com códigos de barras e QR codes em impressoras térmicas, etc.“, diz Paulo.
Os Padrões Globais da GS1 de códigos bidimensionais geram uma revolução nas rotinas de automação com o aumento da capacidade de compartilhamento de informações e de captura de dados.
Além de promover agilidade à cadeia de abastecimento e redução de custos nos processos, o consumidor ganha mais informação e segurança.
A tecnologia traz ganhos extremamente relevantes para atender aos enormes desafios logísticos em toda a complexa cadeia de abastecimento.
Supermercado Pinheiro foi uma das empresas premiadas durante o Prêmio Automação 2021. Fotos: Marco Flávio dos Santos e Celso Soares Menezes.
O Supermercado Pinheiro do Ceará, por exemplo, levantou o troféu na categoria Inovação – aplicação do código 2D no Prêmio Automação da GS1 Brasil, referência nacional em termos de inovação, gestão e empreendedorismo.
Entre os desafios da aplicabilidade estavam: o uso de código bidimensional com inclusão de dados variáveis para melhor gestão de produtos de origem animal, que possuem selo de inspeção estadual e que são processados pelo varejo.
“O objetivo do projeto, desenvolvido juntamente com a GS1, foi facilitar a codificação dos produtos. Com o GS1 QR Code, conseguimos compactar em códigos menores e mais rápidos para leitura em nossos PDV”, explica George Menezes do Supermercado Pinheiro, em Fortaleza/CE.
A ação trouxe uma série de vantagens. Entre elas: aumento do controle dos produtos fracionados em loja; melhor controle em loja da validade; melhor gestão; visibilidade na cadeia; e melhoria de experiência de compra ao consumidor final no quesito segurança.
“A GS1 Brasil sempre nos incentiva a dar um passo diferente, que traz benefícios para o negócio. Receber este prêmio nos deixa orgulhosos e mostra que estamos fazendo algo inovador”, disse Menezes.
Códigos bidimensionais: com um aplicativo no smartphone já se consegue fazer a leitura do QR Code e receber em tempo real uma variedade maior de informações como, por exemplo, informações adicionais como GTIN, Nº Lote, data de Validade, sites, etc. Foto: divulgação
Não seria nenhuma surpresa se houvesse uma transformação das rotinas nos processos de automação também nas cadeias de abastecimento, principalmente em uma das bebidas mais consumidas no mundo, como o café.
E ela começa pelo sistema de leitura dos códigos 2D nas embalagens dos cafés, que promove a evolução em velocidade de captura de dados, precisão, redução de custos e segurança do consumidor.
Com essa tecnologia, a indústria e o varejo terão muitos ganhos, como agilidade e segurança nos processos, além da interação direta com os consumidores.
Um dos exemplos é uso da tecnologia 2D da GS1 na Massimo Zanetti Beverage Group, uma das empresas mais importantes do mundo em produção, processamento e comercialização de café torrado em grãos e café torrado e moído, oferecendo qualidade de alto nível em todo o mundo.
A ação trouxe diversos benefícios. Entre eles: rastreabilidade de todas as embalagens, maior eficiência nos processos que revoluciona as rotinas de automação com o aumento de captura de dados e compartilhamento de dados e menor vulnerabilidade a erros com a agilidade de leitura do código 2D.
Clique aqui para ler mais sobre este case publicado no Portal de Notícias da GS1 Brasil.
Foto: iStock
Send this to a friend