Escreva para pesquisar

GS1 Talks: inteligência e qualidade de dados nos negócios

Durante o evento Brasil em Código 2023, o GS1 Talks colocou em pauta os desafios e soluções em torno da inteligência e qualidade de dados nos negócios.

O encontrou reuniu um trio de especialistas: James Barroso, Diretor de Go-to-Market Latam da Infor; Vanderlei Ferreira, Presidente da Zebra Technologies Brasil; e Marina Pereira, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da GS1 Brasil.

Sem inteligência de dados é como navegar sem bússola

Durante o bate-papo, Marina Pereira esclareceu que a “era dos dados” não é apenas uma fase, mas uma revolução que modifica fundamentalmente a forma como as empresas operam.

Ela ressaltou: “Dados errados podem levar a estratégias lindas que, quando implementadas, resultam em reveses”. Para ela, a chave está na origem e na confiabilidade das informações adquiridas.

O engajamento em práticas adequadas de gerenciamento e análise de dados pode se traduzir em insights comerciais, orientando as estratégias das empresas e possibilitando a entrega de valor mais preciso aos seus clientes.

James Barroso, ao abordar o tema, afirmou que a relação entre dados qualificados e previsões de negócios é direta.

As empresas que se baseiam em informações qualitativas podem tomar decisões mais fundamentadas, impactando positivamente seus resultados.

Gaps de qualidade de dados

dados analise

Durante o bate-papo, os executivos não deixaram de mencionar os desafios existentes.

Eles concordaram que, embora haja falhas na qualidade dos dados, o avanço das tecnologias, como a inteligência artificial, tem sido crucial para otimizar e melhorar a precisão das informações.

A perspectiva geral é que, com treinamento adequado e a adoção de melhores práticas, aliados às ferramentas tecnológicas, as empresas podem transpor os gaps de qualidade e maximizar a eficácia de suas estratégias de dados.

Apenas 5% das empresas brasileiras têm inteligência de dados

Em média, apenas 5% das empresas brasileiras acreditam fazer bom uso da inteligência de dados, segundo indicativos de um estudo produzido pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas.

Além disso, a análise revelou que 43% dos negócios analisados não conseguem captar os padrões de consumo de seus clientes por meio de canais de comunicação e de venda digital.

Assista ao GS1 Talks: inteligência e qualidade de dados

Veja ao episódio completo do GS1 Talks sobre a Inteligência e Qualidade de Dados no canal oficial da GS1 Brasil no YouTube.

Clique abaixo para conferir!

Acompanhe também outros episódios do GS1 Talks e uma variedade de conteúdos no canal do YouTube da GS1 Brasil.

Foto: reprodução e iStock

Leia também

GS1 Talks: como a Inteligência Artificial impacta os negócios?

 

Tags