Itaú Unibanco, Natura e Nestlé anunciam uma parceria em que dividem um hub de pesquisa, em um modelo pioneiro no mercado que busca otimizar recursos e dar agilidade aos processos de contato com os clientes. Com a parceria, os estudos promovidos na plataforma ganham um olhar holístico para o comportamento dos consumidores.
Criado em 2016 pelo banco, o Lab nasceu para atender à necessidade das áreas de negócio de obterem resultados de pesquisa em um curto prazo e a um menor custo. Apenas em 2019, foram realizadas mais de mil análises por meio da plataforma para auxiliar no lançamento, em mudanças de produtos e serviços e nas comunicações com os clientes. O uso do sistema reduz em 50% o tempo médio para chegar à conclusão de um estudo e em mais de 80% o custo.
Segundo Livia Sarmento Campos, superintendente de Planejamento e Consumer Market Insights do Itaú Unibanco, a decisão por abrir a comunidade para outras marcas traz um ganho de engajamento e troca de experiências. “A chegada da Natura e da Nestlé é uma grande conquista porque, com elas, conseguimos aportar conhecimentos que não temos dos setores de cosméticos e de alimentação. Se queremos entender melhor nossos consumidores, precisamos cada vez mais olhar para eles de forma completa, por isso abrir as portas para empresas renomadas como elas é tão enriquecedor”.
Atualmente, o Lab conta com mais de 4 mil clientes cadastrados, e a Nestlé já utilizou a plataforma para realizar alguns estudos. Para a Natura, recém-chegada ao hub, esse formato colaborativo permite acompanhar o dinamismo do atual contexto, mantendo o pulso constante com seus públicos.
O grupo lembra que o desenvolvimento dessa plataforma não tem como objetivo concorrer com os grandes institutos de pesquisa. As pesquisas feitas de forma online e off-line são para atender demandas que necessitem de percepções e validações, como o entendimento sobre hábitos e comportamentos. Em casos de maior complexidade, como compreender a proposta de valor de um produto, é necessário recorrer a outras metodologias do universo de pesquisa.
O primeiro estudo realizado pelas três empresas juntas foi feito nos dias 15 e 16 de outubro, com o objetivo de mapear o comportamento da população digital brasileira em relação à retomada das atividades durante a pandemia e as expectativas com as festas de final de ano.
Foram 300 entrevistados, entre homens e mulheres, de todas as regiões do país com idade entre 18 e 65 anos. E o resultado mostrou que:
Isolamento Social
Impacto na renda e no consumo
Festas de final de ano
Foto: Getty Images
Índice de Automação dos Consumidores cresce em 2020
Pesquisa mostra intenção de compras do brasileiro para o Natal
Send this to a friend