Escreva para pesquisar

J&J aposta na rastreabilidade de medicamentos

Os desafios da integração entre os parceiros na cadeia de abastecimento são muitos e na área da saúde não poderia ser diferente. Com a lei que determina a rastreabilidade de medicamentos no Brasil, indústrias, distribuidores, varejistas e hospitais precisam estar ainda mais conectados e com processos ajustados.

Nesse cenário, a Johnson & Johnson deu vários passos importantes para promover a integração e a eficiência logística em toda a sua cadeia que envolve medicamentos. Um deles foi a utilização dos padrões globais GS1, iniciativa que rendeu à companhia o troféu do Prêmio Automação 2018 na categoria Saúde-Gestão Logística e Rastreabilidade de Medicamentos.

Nas linhas de produção de medicamentos, a empresa utiliza os códigos de barras nas unidades logísticas, caixas de embarque e paletes. Dessa forma, os códigos estão presentes em todo o processo logístico – no armazém de produtos acabados, nos centros de distribuição, nos distribuidores, farmácias e hospitais – ajudando a criar uma unicidade nos processos e na comunicação com os parceiros.

Os padrões também são essenciais para fazer a rastreabilidade do fluxo de materiais entre os países onde a empresa atua. “Como os padrões GS1 são internacionais, a empresa conseguiu fazer a melhor implementação do sistema de rastreabilidade, sabendo que esse padrão vai se perpetuar em toda a implementação do projeto”, explica o gerente de planejamento sênior da Johnson & Johnson, Yuri Giffoni.

O grande ganho de todo esse investimento é a visibilidade dos dados em toda a cadeia logística.  “O valor de ter visibilidade, de saber onde seu produto está e por onde passou, para qual cliente foi vendido, traz uma confiança principalmente para o paciente, garantindo que o produto não é fruto de desvio de cargas ou  falsificado”, destaca o gerente sênior serialização e rastreabilidade da Johnson & Johnson, Leandro Lopes de Oliveira.

Conheça mais detalhes desse case da Johnson & Johnson no canal da GS1 Brasil no YouTube: https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=NFVVI_s_jgA.

Confira outras histórias inspiradoras que venceram o Prêmio Automação no site: www.gs1br.org/premioautomacao.

 

Foto: iStock

Tags