Escreva para pesquisar

Jornada de dados: 5 dicas para a empresa ter sucesso

A jornada de dados, processo de coleta, armazenamento, processamento, análise e interpretação de dados em uma empresa, visa fornecer insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas com base nas informações disponíveis.

No entanto, ainda é um desafio para as empresas. De acordo com a pesquisa Executiva Anual sobre Liderança em Dados e Inteligência Artificial, realizada pela NewVantage Partners, cerca de 26% das companhias Fortune 1000 se consideram orientadas por dados e apenas pouco mais de 19% afirmam ter estabelecido efetivamente uma cultura de dados.

Em uma época em que as empresas se preparam para utilizar com mais propriedade a inteligência artificial, é necessário compreender que a tecnologia depende da disponibilidade de dados relevantes e de qualidade para o treinamento de modelos.

O processamento completo dos dados é o principal responsável por analisar informações cruciais para alimentar os algoritmos de IA. Sem ele, os modelos não aprendem com exemplos passados nem tomam decisões informadas. Dados precisos e bem gerenciados são fundamentais para o sucesso também da inteligência artificial.

Passos importantes para uma jornada de dados de sucesso

Para tornar esse processo mais bem-sucedido, Jann Mousquer, Gerente de Operações da Zallpy Digital, separou cinco dicas:

1. Tenha áreas de negócio envolvidas e engajadas na jornada de dados

Stakeholders engajados são essenciais para o sucesso, pois são os principais geradores e consumidores dos dados. O envolvimento deles desde o início é crucial para obter um retorno significativo do investimento.

É importante identificar e incluir diretores e gerentes interessados no uso estratégico de dados. Uma boa maneira para que isso ocorra é através da realização de palestras, workshops e discussões, que podem demonstrar a importância dos dados, tornando-os aliados na estratégia de TI para outras áreas.

2. Seja flexível e capaz de se adaptar

A chave para o sucesso na jornada de dados é ter planos executáveis de curto, médio e longo prazo, mas nada está escrito em pedra, e a flexibilidade e adaptabilidade são essenciais. Isso é importante para evitar se perder no caminho e garantir a conquista de objetivos e marcos fundamentais.

“A jornada de dados proporciona novos conhecimentos, exigindo a capacidade de se adaptar a diferentes problemas e oportunidades. Ao estar aberto às mudanças, é possível identificar e aproveitar oportunidades estratégicas que agregam valor à empresa de forma mais rápida e eficiente”, aponta Jann Mousquer.

3. Entenda a legislação relacionada aos dados

É crucial entender as legislações e políticas internas relacionadas ao processamento e armazenamento de dados e implementá-las desde o início. Ao negligenciar essas diretrizes, há riscos para o projeto e a instituição, envolvendo a segurança e o tratamento adequado dos dados.

Implementar essas políticas desde o começo evita problemas futuros e custos mais elevados para a adaptação. Torná-las parte da cultura da empresa é essencial para todos os envolvidos no desenvolvimento e trabalho com os dados.

4. Escolha bem seus parceiros

Ter um parceiro confiável, em vez de apenas um fornecedor de serviços, é crucial na jornada de dados. Um parceiro compreende as necessidades, está pronto para fazer mudanças e alcançar diferentes objetivos, incluindo a flexibilidade necessária.

Ele oferece suporte para encontrar insights, novos casos e utilizações dos dados, garantindo sucesso e valor contínuo ao longo do projeto. A parceria se destaca por estar comprometida com o sucesso do cliente e ser mais do que apenas um cumpridor de contratos, contribuindo efetivamente para o progresso do projeto.

5. Agregue valor desde o início

No processo da jornada de dados, é essencial começar com conquistas simples que provem o valor agregado às áreas de negócio, isso mantém o engajamento das áreas.

“Ao evitar apenas projetos de escopo fechado e optar por entregas incrementais, o sucesso é mais visível e isso proporciona retornos contínuos e sustentáveis. O foco em agregar valor de forma constante é fundamental para o interesse e engajamento das áreas de negócio, que são os principais interessados no sucesso do projeto”, finaliza o executivo.

Foto: iStock

Leia também

Entrevista: qualidade de dados é fundamental no varejo

Tags