Escreva para pesquisar

Kantar: latino-americanos pesquisam mais antes de comprar

Desde o início da pandemia, os hábitos de compras dos latino-americanos foram impactados. Com a redução de salário e o aumento do desemprego, a renda familiar caiu, exigindo que a população se adaptasse para continuar abastecendo a despensa de casa.

É o que mostra o estudo Barômetro Covid-19, produzido pela multinacional Kantar.

O preço dos produtos, por exemplo, passou a ter maior importância na hora da compra. O quesito se tornou relevante para 78% dos latino-americanos.

Nesse contexto, a Argentina é o país que demonstra maior preocupação, com 86% da população atenta ao crescimento dos valores.

Procurar por outras marcas (57%) e pesquisar em mais de uma loja (58%) também se tornaram medidas comuns para driblar os valores na região.

Hábitos sustentáveis

Por outro lado, os clientes começaram a apresentar hábitos mais sustentáveis. Por exemplo, 66% dos habitantes da América Latina passaram a dar preferência ao comércio local.

Nesse ponto, os brasileiros são os mais engajados (78%). Ainda houve um aumento na aquisição de produtos de segunda mão, que se tornaram a principal escolha para 25% da população dos países da América Latina.

O canal digital foi o maior beneficiado pela pandemia, em especial no Brasil, onde 64% dos entrevistados relataram que, após a imunização, seguirão comprando em lojas online descobertas durante esse período.

É válido destacar que os novos costumes devem se manter fortes no pós-pandemia. Isso porque é possível notar um movimento em que os consumidores se mostram mais preocupados com o meio ambiente e com o próximo.

Nesse cenário, os brasileiros são os que se sentem mais empoderados e comprometidos – 71% dizem poder fazer diferença no mundo com suas ações e decisões, contra a média de 58% da população global. Ainda segundo dados da Kantar, 65% das pessoas acreditam que as marcas têm que se comprometer a gerar um impacto positivo na sociedade.

Foto: iStock

Leia também

PwC: pandemia consolida novos perfis de consumo diferentes

Tags