Escreva para pesquisar

Kinder promove reabilitação de deficientes com apoio da GS1 Brasil

A Kinder Centro de Integração da Criança Especial é uma Organização da Sociedade Civil, de caráter assistencial, com atuação na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A instituição recebe o apoio do Programa Sustentabilidade em Código, da GS1 Brasil, que reúne de maneira estratégica todas as ações da entidade na área, contribuindo com instituições de diferentes locais do País.

Desde 1988, a Kinder presta serviços de educação especial e reabilitação para bebês, crianças e jovens deficientes múltiplos, com severidade moderada e grave, em situação de vulnerabilidade social, ajudando na inclusão social. Atualmente, a instituição atende cerca de 250 crianças e jovens, com idade entre 0 e 24 anos, moradores de Porto Alegre e região metropolitana.

Melissa Maestri gestora da ong Kinder

Melissa Maestri, da Kinder

“A Kinder nasceu de um sonho da nossa fundadora, a fisioterapeuta alemã Bárbara Sybille Fischinger, que veio para o Brasil na década de 1960 e identificou a necessidade de atendimento para os deficientes múltiplos. Ela trabalhou com esse público desde a sua chegada e, em 1988, conseguiu fundar a instituição”, conta a gestora de Desenvolvimento Institucional da Kinder, Melissa Maestri.

Para ela, é fundamental contar com parceiros como a GS1 Brasil. “O apoio da GS1 é importantíssimo, pois além de ajudar a garantir a continuidade dos atendimentos, nos qualifica como instituição séria e transparente ao apostar no nosso projeto perante a futuros apoiadores”, afirma Melissa.

Propósito social

Com sede no bairro Partenon, em Porto Alegre, a Kinder oferece educação especial, saúde e assistência social, de forma integrada, para pessoas com deficiências múltiplas.

“O atendimento de estimulação precoce para bebês de 0 a 4 anos é uma grande conquista, pois possibilita orientar e instrumentalizar as famílias para que os bebês que apresentem algum tipo de deficiência possam receber atendimento adequado desde cedo, possibilitando assim o melhor desenvolvimento”, explica Melissa.

No que diz respeito às famílias, a Kinder oferece um programa chamado “Alimentando Vidas” que atende aos 50 lares mais necessitados, identificados pelo serviço social da entidade.

“Fornecemos cestas básicas garantindo, neste momento tão complicado que vivemos, o acesso à itens básicos de alimentação, higiene e limpeza”, diz a gestora.

Aliás, devido à pandemia, a Kinder precisou adaptar os atendimentos para que acontecessem on-line. “Os atendimentos e aulas remotas foram complexos e desafiadores justamente por atendermos um público tão frágil e de risco perante doenças desconhecidas. Para tanto, também intensificamos nossa atuação nas redes sociais e repensamos a forma como nos comunicarmos com nossos parceiros e apoiadores”, comenta a gestora.

Agora, a entidade se prepara para o retorno das atividades presenciais, mas com bastante cautela. “Como nosso público é muito fragilizado, os riscos são muito grandes. Atualmente, estamos nos preparando para o retorno de alguns atendimentos presenciais com todos os cuidados e dando prioridade para aqueles que são mais graves e não podem ficar tanto tempo sem o atendimento na sede da entidade”, conta Melissa.

Kinder Centro de Integração da Criança Especial

Site: www.kinder.org.br

Telefone: (51) 98423-8914

Fotos: Divulgação Kinder

Leia também

Conheça as ações sociais da GS1 Brasil

Tags