A pandemia de Covid-19 vem provocando redução da produção e interrupções na cadeia de suprimentos de muitas empresas em todo o mundo. A maioria dos líderes de supply chain lidam com o medo e a incerteza em torno da escassez, além de medir o impacto geral que o coronavírus terá nas operações da cadeia de suprimentos e de logística. Apesar das prioridades e dificuldades que o momento exige, é preciso analisar os problemas atuais e começar a identificar ações que vão melhorar a resiliência no futuro.
De acordo com o relatório do IBM Institute for Business Value “COVID-19 and Shattered Supply Chains” (COVID-19 e cadeias de suprimentos abaladas), as cadeias de suprimentos devem ser dinâmicas, responsivas e interconectadas ao ecossistema e aos processos de uma organização. Isso requer visibilidade de ponta a ponta, insights em tempo real e ações decisivas, principalmente em situações de escalada. Tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial (AI), podem ajudar empresas a manter a continuidade da cadeia de suprimentos
“As cadeias de suprimentos evoluíram para uma rede de centenas de fornecedores, subcontratados e centros de distribuição, espalhados por todo o mundo. Mesmo os menores transtornos podem ter um efeito enorme, afetando toda a rede de suprimentos. Na última década, muitas organizações foram impactadas por problemas que causaram oscilações em toda a cadeia de suprimentos global. O que aprendemos é que nenhuma empresa pode se dar ao luxo de não ter uma estratégia de suprimento dinâmica e multidimensional capaz de responder a interrupções”, diz o líder de IBM Sterling para a América Latina, Felipe Posada.
Nesse cenário, a IBM recomenda três estratégias que devem ser consideradas:
“Os profissionais de supply chain estão e continuarão lidando com os desafios imediatos que enfrentam durante essa pandemia. As organizações estão aprendendo a gerenciar, prever e limitar melhor a gravidade das interrupções, desenvolvendo as capacidades necessárias para responder a eventos futuros com rapidez e segurança”, conclui Felipe.
Foto: Getty Images
Send this to a friend