Escreva para pesquisar

Live commerce pode atrair mais clientes para o seu negócio

O live commerce é uma estratégia para maximizar vendas de e-commerces que reúne em um evento virtual plataformas de streaming ao vivo (ou redes sociais) e até mesmo artistas e influencers.

Essa ação promove uma experiência intimista e interativa, em que clientes podem tirar dúvidas e comprar de forma instantânea, está consolidada no Brasil capaz de multiplicar as vendas, no entanto, como toda estratégia, precisa ser realizada de forma profissional e muito bem-feita.

História do live commerce

e-commerce

O live commerce tornou-se forte na China a partir de 2017, mas existe desde 2014.

No evento virtual, o vendedor pode promover produtos, serviços e tudo que envolve o e-commerce. O grande trunfo da modalidade é a interação que a transmissão ao vivo proporciona.

Essa estratégia também funciona para a indústria? Sim! O live commerce é bom para todos, e pode sim ser usado por empresas de todos os segmentos para impulsionar suas plataformas de e-commerce.

Por meio de uma transmissão ao vivo, apresentadores artistas, influencers ou pessoas relevantes para o nicho, demonstram e explicam os diferenciais e promoções sobre produtos e serviços da marca.

O live commerce possibilita que os usuários façam sua compra naquele exato momento, pelo próprio smartphone, desktop ou tablet.

Esse formato lembra um pouco as propagandas que já conhecemos na televisão. No entanto, em vez de ficar ligando para um número, com acesso a internet, hoje, o consumidor pode realizar sua compra de maneira muito mais rápida e prática.

Live commerce em expansão

live commerce

De acordo com dados da Research and Markets, o live commerce movimentou US$ 200 bilhões na China em 2020.

E ainda de acordo com estimativa da mesma empresa, a modalidade deve gerar receitas na casa dos US$ 600 bilhões em todo o mundo até 2027.

Bons motivos para pensar em adotar essa estratégia, não é mesmo? Além disso, um levantamento da Wyzowl nos mostra que:

● 96% dos usuários assistem um vídeo de explicação para entender melhor sobre um produto ou serviço;

● 84% dizem que se sentem convencidas a comprar um produto após assistir um vídeo da marca;

● 66% afirmam que preferem se informar sobre um produto por meio de vídeo.

Ou seja, ter conteúdos em vídeos e interativos é a receita que seu e-commerce precisa seguir para aumentar suas vendas.

A Maruxo Consultoria dá 4 dicas para fazer uma live commerce vantajosa para o seu negócio:

1 – Conheça seu público-alvo, sua persona

Essa dica serve tanto para uma venda ao vivo quanto para estratégias de marketing de forma geral. Isso porque é importante conhecer seu público para entender suas necessidades, o que estão procurando, quais as tendências estão seguindo.

2 – Conheça bem a plataforma que será usada

Hoje em dia, muitas são as opções que as lojas possuem para realizar sua live.

No entanto, é importante que sua equipe esteja familiarizada com a plataforma escolhida, para que na transmissão não tenham problemas.

3 – Prepare um bom roteiro

É importante que a live commerce não saia do controle, por ser uma coisa ao vivo, é essencial seguir um roteiro para que isso não aconteça.

Além disso, é no roteiro que fica definido quais produtos e serviços serão expostos e comentados.

4 – Esteja com o estoque em dia

No caso da transmissão ao vivo ser um sucesso, seu estoque precisa estar preparado! Por isso, confira quais produtos serão exibidos na live e garanta que ele não falte no seu estoque.

Foto: iStock

Leia também

Live commerce é o futuro do e-commerce? 

Tags

Send this to a friend