Escreva para pesquisar

Lives geram oportunidades de vendas para pequenos negócios

O chamado live commerce é considerado uma grande promessa para os negócios digitais no Brasil. Para as micro e pequenas empresas (MPEs), o formato pode ser uma alternativa para vendas online, principalmente para os empreendedores que já possuem presença digital, comercializando produtos ou serviços pelas redes sociais, lojas virtuais ou marketplaces.

A China é considerada pioneira no formato que está sendo replicado pelo mundo, principalmente nos segmentos de cosméticos, alimentos bebidas e vestuário.

No Brasil, grandes marcas já experimentam as vendas transmitidas ao vivo por meio de plataformas que permitem a divulgação dos produtos, interação com a audiência e o pagamento em um mesmo ambiente virtual

De acordo com o analista de Relacionamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ivan Tonet, ainda é preciso que as plataformas especializadas em live commerce diversifiquem seu modelo de atuação para possibilitar que os pequenos negócios também explorem esse formato.

“Fora do País, já existe um movimento das redes sociais para disponibilizar a live commerce e, em breve, também deve se expandir para o Brasil. A democratização do modelo deve acontecer de uma forma mais intensificada ainda este ano”, adiantou.

Mas enquanto isso, o analista explica que os pequenas negócios podem experimentar a nova tendência, primeiramente avaliando a base de clientes.

“Observe se sua clientela vai permitir essa interação, pois ao contrário do marketplace, você vai precisar atrair o público por meio de uma divulgação”, explicou.

Outro ponto importante, segundo Tonet, é ter uma estrutura mínima para fazer a live.

“Com um bom celular, um tripé e um ring light já é possível experimentar, mas não esqueça de criar um cenário adequado e planejar a transmissão com um roteiro que permita manter a audiência. Se você ainda não tiver essa desenvoltura para se apresentar, procure parcerias com quem já faz isso, como influenciadoras”.

Foto: iStock

Leia também

5 dicas para a imagem ideal em lives e reuniões online

Tags

Send this to a friend