Segundo dados da consultoria Kantar, o setor da logística cresceu 30% nos últimos anos, evoluindo processos, desenvolvendo soluções e criando novas tendências para o segmento em 2023.
As inovações são valiosas para otimizar processos do setor, agregar em termos de sustentabilidade e promover eficiência em diversos sentidos para as organizações.
Os dados comprovam o aumento de visibilidade que a logística tem recebido de grandes empresas, principalmente daquelas que pensam em garantir sucesso nos negócios e satisfação do consumidor final.
Inserida no setor, a RoutEasy é uma logtech que utiliza inteligência artificial em soluções de otimização e gestão de entregas e contribui para o crescimento acelerado do segmento.
Pensando no tema, Caio Reina, CEO e fundador da empresa, destaca os três principais fatores de influência da logística no mundo empresarial:
A logística bem planejada é parte fundamental da operação que deseja reduzir custos, principalmente quando as empresas visam à diminuição na movimentação e estocagem de produtos.
Para minimizar despesas e otimizar processos, devem ser feitas avaliações dos sistemas logísticos atuais, da localização do armazém e dos modais de transportes, por exemplo, seguidas do mapeamento constante de outros modelos mais eficientes para o negócio.
Maximizar o investimento sobre o sistema logístico também é uma das influências, principalmente por meio da terceirização, usando métodos que reduzem a dependência dos armazéns ou adotam uma abordagem just-in-time na sua logística.
Ao automatizar todos esses processos, as empresas garantem diminuição de custos, otimização de tarefas e maior concentração de colaboradores nas atividades que exigem atenção.
Outro fator-chave é que a otimização de processos e da automação podem desempenhar um papel significativo na melhoria da eficiência das operações à medida que a empresa cresce. Isso permite que a empresa atenda a uma demanda maior, expanda suas operações geograficamente e, ao mesmo tempo, mantenha ou até mesmo reduza seus custos unitários.
“A logística empresarial tem se tornado uma área cada vez mais estratégica. Não estamos mais falando somente de funções operacionais, mas também de tecnologias e fluxos capazes de aprimorar o desempenho das organizações como um todo. O planejamento, a otimização e o monitoramento dos processos são partes fundamentais para adquirir fluidez e, para isso, diversas áreas precisam estar engajadas. É aí que a integração acontece e os resultados podem se potencializar”, completa o CEO, Caio Reina.
Foto: iStock
5G abre possibilidades para a eficiência logística do Brasil
Send this to a friend