Escreva para pesquisar

Lojas autônomas ganham destaque e recorrência de compras

A pandemia de Covid-19 mudou a maneira de comprar de muitos consumidores e as lojas autônomas ganham cada vez mais destaque neste cenário.

Segundo o relatório Recovery Insights: Small Business Reset, da Mastercard, o número de pequenas e médias empresas (PMEs) que migraram para o ambiente digital no Brasil cresceu mais de 200% em 2020 frente a 2019. Com a mudança na dinâmica dos negócios por meio do comportamento do consumidor, as pessoas passaram a explorar novas formas de compra, em locais com menos contato com outras pessoas, como no caso das lojas autônomas.

A Zaitt, por exemplo, é a startup pioneira em lojas autônomas na América Latina e está presente em cidades como São José do Rio Preto, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Vitória e Maceió.

Toda a jornada de compra, desde a entrada na loja, é feita com a leitura de QR Code no aplicativo e é a própria pessoa quem finaliza a compra, também pelo app. Toda a experiência é realizada de forma rápida e simples, a fim de facilitar a rotina dinâmica do cliente. A média de recorrência de compra está em 2,4 por mês. Entre janeiro e novembro de 2021, o app da Zaitt teve mais de 24 mil downloads.

“Somos perfeitos para aquela compra de última hora, com um tempo médio de apenas dois minutos e lojas que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, se engana quem acredita que encontraria nas lojas apenas produtos básicos de loja de conveniência. A Zaitt possui um mix de mais de 500 itens, como bebidas, snacks, lanches rápidos, higiene, limpeza e mercearia”, afirma Rodrigo Miranda, CEO da Zaitt.

Preferências dos consumidores nas lojas autônomas

Com o tíquete médio de R$ 27, se engana quem acredita que encontraria nas lojas apenas produtos básicos de loja de conveniência. Entre as categorias mais representativas de vendas nas lojas, em âmbito nacional, o destaque é para as cervejas (22,67%), bombonière (16,24%), soft drinks (11,81%) e mercearia (11,5%).

O formato das lojas autônomas também é pensado para receber os clientes de forma confortável e segura.

“Temos um sistema de monitoramento por câmeras que acompanha a movimentação, lojas bem iluminadas e índice de menos de 2% de furtos, baixíssimo, que só reforça que o consumidor brasileiro está totalmente engajado com a conveniência que a loja autônoma traz. Nosso time tem muito conhecimento e desenvolvemos diversas tecnologias ao longo dos últimos quatro anos para operar nas ruas, não nos limitando a um espaço e querendo sempre oferecer o melhor serviço”, conta Miranda.

Foto: iStock

Leia também

Zaitt inaugura loja em Vitória e anuncia planos de expansão

Tags

Send this to a friend