O CEO da Tesla, Elon Musk, vai pagar o maior valor de um prêmio na história, de US$ 100 milhões, para quem desenvolver uma solução capaz de capturar e armazenar dióxido de carbono (CO2).
Tudo para combater as mudanças climáticas antropogênicas, que são aquelas causadas pelo homem e estão associadas ao aumento da emissão de gases de efeito estufa por queima de combustíveis fósseis, a exemplo dos automóveis, das indústrias, queimadas, desmatamento etc.
A iniciativa, que é o maior prêmio da história em combate as mudanças climáticas, será concedido via XPRIZE.
Esta é fundação sem fins lucrativos que projeta e hospeda competições públicas destinadas a incentivar o desenvolvimento tecnológico em benefício da humanidade.
“Estou doando US $ 100 milhões em prêmio para a melhor tecnologia de captura de carbono”, anunciou Musk .
Essa competição global, com duração de quatro anos, convida inovadores e equipes de qualquer localidade no planeta a criarem e demonstrarem uma solução que possa retirar dióxido de carbono diretamente da atmosfera ou oceanos e isolá-lo permanentemente de uma maneira ambientalmente benigna.
Para vencerem a competição, as equipes devem demonstrar um rigoroso e validado modelo em escala da solução em um nível de remoção de carbono de 1 tonelada de CO2 por dia.
Também devem demonstrar para uma equipe de jurados a habilidade de suas soluções para dimensionar economicamente para níveis de gigatoneladas.
O objetivo dessa competição XPRIZE é inspirar e ajudar a dimensionar soluções eficientes para alcançar coletivamente a meta de remoção de carbono de 10 gigatoneladas por ano até 2050.
O objetivo será ajudar a combater as mudanças climáticas e recuperar o equilíbrio de carbono na Terra.
Foto: Getty Images
Send this to a friend