A chegada da tecnologia 5G ao Brasil vai melhorar a comunicação entre máquinas em empresas que adotam o conceito de indústria 4.0 e a capacidade de tomada de decisão de robôs móveis ou dispositivos que operem sem coordenação centralizada.
Ao trabalhar de forma cooperativa e inteligentes, as máquinas poderão evitar acidentes de trabalho, pois poderão emitir alertas automáticas em situações perigosas.
A percepção é de Héctor Azpúrua, membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE) e pesquisador do Instituto Tecnológico Vale (ITV) em Ouro Preto, Minas Gerais.
Por reduzir a latência e permitir o tráfego de um grande volume de dados, a comunicação com redes 5G vai facilitar a operação remota de retroescavadeiras e outras máquinas pesadas em locais perigosos, evitando que motoristas se exponham a algum risco.
“A máquina poderá ser acionada à distância por um trabalhador dentro de um local seguro”, afirma o pesquisador.
Dispositivos robóticos de menor tamanho com inteligência embarcada poderão se beneficiar do controle à distância ou de capacidades cooperativas para a inspeção de ambientes perigosos, como tubulações, galerias, túneis e minas subterrâneas.
Além de contribuir para o avanço da segurança ocupacional, a melhoria da comunicação entre máquinas poderá ajudar a melhorar a eficiência de processos e evitar acidentes que prejudiquem o meio ambiente.
A sincronização entre dispositivos, inteligência artificial e o sensoriamento contínuo, poderá permitir ainda a detecção de desperdícios ou emissões indesejadas mesmo que em pontos distantes, evitando danos ao meio ambiente.
Inteligência Artificial e Machine Learning, 5G e Internet das coisas (IoT) serão as tecnologias mais importantes em 2021, de acordo com novo estudo do IEEE .
Foto: iStock
O que os consumidores esperam das máquinas inteligentes?
Send this to a friend