Escreva para pesquisar

Marc Tawil mostra o poder do propósito para o empreendedor

Comunicação é poder. Esta é uma premissa fundamental na jornada do empreendedor, que precisa zelar também pela reputação e pelo propósito para desenvolver novos negócios de sucesso. Esses foram alguns dos temas explorados pelo diretor executivo criativo e fundador da Tawil Comunicação, Marc Tawil, durante o Summit MPE, promovido pela GS1 Brasil no dia 10 de agosto de 2019 na sede da entidade, em São Paulo (SP).

Segundo ele, para melhorar a comunicação, é importante entender o cenário da conectividade no País. Hoje, a população brasileira é constituída por 211 milhões de pessoas, mas já são 215 milhões de celulares. Desses aparelhos, 149 milhões estão conectados com a internet. Além disso, a cada minuto, 188 milhões de e-mails são acessados, 4 milhões de buscas são feitas no Google e 42 milhões de mensagens são trocadas via WhatsApp.

Assim, a atenção das pessoas é disputada todo o tempo – seja pelas redes sociais ou mensagens. Nesse sentido, para ter sucesso na comunicação com os consumidores, Tawil apontou alguns eixos importantes antes de desenvolver posts ou mensagens na internet, ressaltando que o consumidor precisa estar, sempre, no centro da estratégia:

  • pensar para qual público se destina o produto ou serviço;
  • elaborar o posicionamento de marketing;
  • ter bem claro qual é o problema que a sua empresa pretende resolver com o produto ou serviço oferecido;
  • avaliar o que difere a sua empresa da concorrência (atendimento, entrega, embalagem, etc.);
  • construir uma reputação, que é o equilíbrio entre confiança, credibilidade, coerência e seriedade, e que se sustenta quando o discurso da empresa está alinhado às suas práticas.

A importância do propósito

Para a construir uma comunicação efetiva, pensar no propósito do produto ou serviço é um pilar fundamental. “Cem por cento das empresas sabem dizer o que elas fazem, muitas sabem dizer como fazem, mas poucas sabem porque estão no mercado. Este é um problema bastante comum entre as gerações mais antigas, movidas sempre pelo driver comercial. Entre as gerações mais jovens que pensam nos negócios, é comum nascer primeiro um propósito e, depois, os produtos”, comentou Tawil.

Para dar exemplos de propósito, ele citou como exemplo sua própria carreira e jornada como empreendedor. Formado em jornalismo, foi eleito como o Nº1 Top Voices LinkedIn – título que reconhece usuários brasileiros cujos posts, artigos, vídeos e comentários estão promovendo conversas engajadas em seus setores de atuação. “Uso esse espaço para dar projeção às causas que quero e para outras pessoas. Aprendi que sempre que se ganha algo de bom, é preciso dividir”.

Além disso, Tawil participa de alguns projetos sociais. Entre eles, o Serendipidade, que apoia crianças com Síndrome de Down; o Gaia Mais, do Grupo Gaia, que oferece cursos como inglês e mindfulness para crianças em situação de vulnerabilidade da região de Piracicaba (SP); e do Grupo Êxito, que oferece aulas gratuitas e fomenta empreendedorismo.

Dentro de sua agência, a Tawil Comunicação, o engajamento social também é estimulado. Por lá, eles apoiam pessoas com deficiência física por meio da Associação Desportiva para Deficientes (ADD) e do Instituto de Reintegração do Refugiado (Adus), para a qual fazem projetos de comunicação e assessoria de imprensa; e também apoiam um casal de sírios, por meio de projetos de comunicação, para que possam vender alimentos e se sustentar na internet.

“Todo esse trabalho rendeu para a nossa agência, que hoje tem seis colaboradores, o Great Place to Work, pois conseguimos conectar uma cultura intencional numa empresa pequena. Também fazemos parte do Sistema B, no qual o lucro anda junto com os benefícios sociais. Meu propósito é ter uma empresa melhor para o mundo e não a melhor do mundo”, concluiu.

Quer adquirir mais conhecimento para a expansão dos seus negócios? Acompanhe os próximos Summits setoriais da GS1 Brasil.

Foto: pdp Filmes

 

 

Tags

Send this to a friend