Escreva para pesquisar

Marketing Promocional traz benefícios também para PMEs

O Marketing Promocional é um tipo de estratégia focada na melhora do relacionamento entre empresa e consumidor, por meio da oferta de experiências de valor e ações que proporcionem o fortalecimento da marca. Um dos exemplos mais comuns é a distribuição de brindes e cupons promocionais.

Muito comum nas grandes empresas, este tipo de ação tem ganhado espaço também nas pequenas e médias empresas (PMEs), que desejam investir em estratégias inovadoras, com intuito de destacar a marca da concorrência aos olhos de um consumidor cada vez mais exigente.

Fabio Iamada da Orys. Crédito: divulgação

Em entrevista ao Portal de Notícias da GS1 Brasil, o vice-presidente Financeiro e de Marketing da Orys, consultoria de Inteligência de Dados, Fabio Iamada, diz que Marketing Promocional é uma ferramenta muito importante que as empresas utilizam para divulgar, aproximar e gerar experiência dos seus produtos/serviços junto ao seu público-alvo. “Pode ser desde uma amostra grátis de um produto, um teste drive, uma degustação, entre outras peças”, explica.

Silvia Helena, Sebrae-SP, Escritório Regional Osasco. Crédito: divulgação

Para a consultora de marketing do Sebrae, do escritório Regional Osasco, Silvia Helena Alexandre Rodrigues, o Marketing Promocional promove estratégias de aproximação de uma marca com seu público-alvo, envolvendo atividades que consolidarão o posicionamento da marca diante de seu mercado, fidelização de clientes; oferecendo diferenciação diante da concorrência e conquistando novos clientes. “De forma sintética, o Marketing Promocional busca garantir que a empresa (marca) esteja próxima ao consumidor e ofereça uma interação e um experiência positiva em todos os possíveis pontos de contato entre o consumidor e a marca, durante toda a jornada de compra do cliente”, explica. Segundo ela, são exemplos de pacotes de atividades: Promoção de Vendas – força de vendas; degustação; combos e compre e ganha, por exemplo; Merchandising – posicionamento em gôndolas, uso de materiais de divulgação etc.; e propaganda – redes sociais, por exemplo.

Rubens Sant’anna da ESPM Porto Alegre. Crédito: divulgação

“Muitas vezes no marketing promocional chamamos de ações bellow the line, abaixo da linha, e o marketing tradicional above the line, acima da linha. Como se uma grande pizza fosse desenhada e cortada ao meio e da linha pra cima above the line, com as mídias tradicionais (TV, rádio, impresso e exterior), e abaixo da linha o marketing promocional orientado a ações mais de contato”, exemplifica o professor da ESPM Porto Alegre, Rubens Sant’anna.

Benefícios

Confira os principais benefícios listados pelos três especialistas.

1 – Reconhecimento de marca

Tanto para empresas entrantes em determinado mercado, como empresas maduras nesse mercado, estratégias claras de marketing promocional ajudarão na consolidação da marca na mente do cliente/consumidor.

2 – Atração de novos clientes

O equilíbrio entre os pacotes de promoção de vendas, merchandising e propaganda, permitirão às empresas despertar o interesse pelo produto ou serviço.

3 – Manutenção e fidelização de clientes

A atração de novos clientes é fundamental para o sucesso de um negócio, entretanto, é preciso direcionar atenção para clientes que que consomem produtos e serviços da marca.

4 – Diferenciação e inovação

Agir em função do mercado, trazendo respostas rápidas, promovem maior competitividade às empresas independentemente do seu mercado ou segmento de atuação. Ser criativo e inovador é fator de sucesso, inclusive no marketing promocional.

5 – Experiência do cliente

Por meio dela, é possível acessar a memória (subconsciente) desses clientes. Pode ser que em um primeiro momento a pessoa não esteja interessada, mas se o trabalho for bem realizado, quando ela precisar daquele produto ou serviço a marca será uma das primeiras a ser lembrada por conta da estratégia de Marketing Promocional.

6 – Ampliação da visibilidade

Hoje não basta só usar as mídias tradicionais, é necessário ter as mídias mais promocionais para organizar e permitir fazer um conjunto de ações. O planejamento pode ter inclusive uma sazonalidade ou estar ancorado em datas comemorativas.

Uma indústria de chocolate, por exemplo, vai pensar na ocupação do espaço no ponto de venda para a Páscoa.

Casos de sucesso

Coca-Cola no Natal: faz um tour em algumas cidades com o caminhão tradicional. É uma estratégia de marketing promocional global e super conhecida.

Além da Coca-Cola, confira outros cases mencionados pelos entrevistados!

Heineken Zero

Nessa pandemia, a marca distribuiu amostras de cervejas para diversos clientes-alvo, por meio das empresas de aplicativos de delivery de comida. Foi uma forma inteligente de atingir o público quando ninguém estava saindo de casa.

Programas de fidelidade de redes varejistas

Carrefour, Extra, Pão de açúcar, entre outros. Uma maneira de fidelizar o público foi criar um programa de recompensas que incentivem um volume maior de compras.

Em um sistema de trocas o cliente, ao atingir determinado volume de gastos, pode trocar por prêmios do próprio varejo, ou de terceiros.

Aplicativos de Streaming de filmes e músicas

Netflix, HBO Max, Spotfy que permitem a “degustação” de sua programação – filmes e séries, músicas, sem pagar por um determinado período.

Restaurantes, hamburguerias e pizzarias (físicos e delivery)

Oferecem cupons de desconto e cartões de fidelização, para experimentação e para compradores recorrentes.

Cafeterias

Utilizam do marketing sensorial, principalmente olfativo, para atrair clientes.

Fabricantes de cosméticos e empresas de vestuário

Estabelecem permutas com influenciadores digitais para divulgação e apresentação de seus produtos.

Fabricantes de chocolate

Durante a Páscoa, ocupam espaços de pontos extras, em corredores, por meio do sistema de parreiral que eles chamam, de disposição, de ganho de espaço no ponto de venda.

É basicamente tirar do estoque o produto e colocar ele bem apresentado no ponto de venda.

Outras empresas do ramo alimentício durante os períodos de Natal e réveillon, investem fortemente no lançamento de produtos como peru, tender, produtos da ceia de Natal, no ponto de venda.

Tendências

fantasia codigo para o futuro gs1 carnaval 2020Segundo Rubens Sant’anna, a tendência é o marketing promocional estar cada vez mais multicanal com foco no consumidor.

“Por exemplo, o consumidor está assistindo TV e aparece um QR Code que gera para ele um acesso a uma determinada página de um site e ele é direcionado para um lançamento, recebe um cupom de desconto e vai para uma loja com aquela pré-venda feita. O marketing promocional hoje está cada vez mais integrado em todas as mídias”, diz.

Para Silvia Helena Alexandre Rodrigues, diz que o maior desafio daqui para frente será criar experiências para segmentos de clientes multiplataformas, isto quer dizer que:  não haverá separação clara entre o mundo online e o offline na mente desse grupo de consumidores, já que esses clientes assumem papeis de atores principais, assumindo a principal voz da empresa.

“Quem não busca a quantidade de estrelas – avaliações positivas – de uma empresa antes de concretizar um negócio? Esse novo conceito – chamado de Live Marketing – caracterizado pelo marketing em tempo real, torna-se uma oportunidade para empresas desenvolver defensores da marca e multiplicadores de vendas. A interação em redes sociais e canais de relacionamento são tão importantes quanto a embalagem de um produto”, ensina.

Já Fabio Iamada acredita que as empresas B2B, business to business, ou seja, empresas que fazem negócios com outros empresas,  irão cada vez mais incluir essa ferramenta em seu planejamento.

“Acredito que as empresas B2B irão cada vez mais incluir essa ferramenta em seu planejamento. Afinal, quem decide pela compra de uma solução, produto ou serviço dentro das empresas são pessoas. Usar as mídias sociais e criar conteúdos que não tenham conotação de venda deve ser uma das apostas. Criar canais de comunicação que ajudem, tirem dúvidas, expliquem e auxilie no processo das empresas (sem pedir nada em troca) será um grande diferencial para as empresas serem lembradas”, ressalta.

Como as PMEs podem começar?

As PMEs podem e devem utilizar do marketing promocional, em suas estratégias junto ao mercado. Confira as sugestões da especialista do Sebrae.

Defina as estratégias de promoção de vendas: como degustações, cartões de fidelização, combos e pacotes são estratégias simples e de grande força.

Foque no pós-venda e na a orientação ao cliente, que são também ótimas ações de promoção de vendas. O importantíssimo: atendimento ao cliente – em todos os pontos de contato – não devem ser menosprezados.

Merchandising: a experiência visual do produto ou serviço é fator de atração ou repulsa. Tanto o ambiente físico como o virtual devem ser elaborados e cuidadosamente planejados para transmitir o propósito da empresa.

Propaganda: mesmo negócios locais, podem se beneficiar da presença digital. O empreendedor precisa analisar com cuidado e avaliar a possibilidade de utilizar das redes sociais e da internet como canal de comunicação com seu cliente.

Foto: iStock

Leia também

Neuromarketing deve ganhar mais relevância nas PMEs

 

 

Tags

Send this to a friend