Escreva para pesquisar

Marketplaces: 3 vantagens para alavancar pequenos negócio

A mudança dos modelos de consumo, impulsionada pela transformação digital ocorrida nos últimos dois anos, fez com que pequenas e médias empresas precisassem encontrar novos canais de vendas e formas de atrair o público e uma das alternativas para essa estratégia foi a implantação de lojas em marketplaces com o objetivo de ampliar as vendas.

De acordo com Bruno Machado, diretor da Shophub, os marketplaces são cada vez mais acessíveis para vendedores (sellers) e prático para os clientes.

“Para pequenos empresários, é uma maneira de alcançar um público que dificilmente seria captado em lojas virtuais próprias”, comenta o executivo. “No entanto, é preciso saber usar a ferramenta para uma melhor gestão de resultados”.

O especialista salienta que os empreendedores que desejam aderir a esse modelo de comércio necessitam ter controle de custos. Segundo Machado, é preciso mapear os gastos para o fornecimento dos produtos antes de colocar o preço, evitando perdas financeiras.

“É preciso ajustar o preço, sempre calculando custos, para não quebrar caso haja uma alta demanda do produto com precificação errada no marketplace”, diz.

Benefícios dos marketplaces para PMEs

Machado ainda elenca as principais vantagens que o uso do marketplace oferece às pequenas empresas para melhorar os negócios e aumentar ainda mais a lucratividade.

1. Foco nas vendas

Com o uso de marketplaces, o empreendedor não precisa se preocupar com custos de mídia, adquirência ou logística, já que toda essa operação já está embutida na oferta da plataforma, o que facilita a gestão dos produtos e permite maior liberdade para negociações.

2. Personalização

Ao optar pela oferta de produtos em marketplaces, o empreendedor pode trabalhar com preços diferenciados para venda. Isso significa que o comerciante tem a possibilidade de oferecer promoções exclusivas para compra online, por exemplo, fidelizando clientes e expandindo seus negócios no meio digital.

3. Alta demanda

Com o aumento do público que tem preferência por fazer compras online, grandes varejistas também perceberam o crescimento da demanda e a força dos marketplaces na efetivação dos negócios. Por isso, o crescente número de portais de e-commerce evidencia, também, a concorrência pelo produto dos vendedores.

Foto: iStock

Leia também

4 passos fundamentais para vender mais no e-commerce

 

Tags

Send this to a friend