Escreva para pesquisar

Possuir uma boa gestão de equipes é um dos grandes desafios das empresas. Mas como formar bons líderes e times na empresa? Como atender as expectativas de todos e saber gerenciar as mais variadas adversidades que surgem no dia a dia para impulsionar os negócios das micro e pequenas empresas (MPEs)?

Crenildo Freire do Sebrae-SP. Crédito: divulgação

Em entrevista ao Portal de Notícias da GS1 Brasil, o consultor de negócios do Sebrae-SP, Crenildo Freire, diz que gerir times é um dos grandes desafios das empresas porque cada pessoa é um “universo”. E elas têm seus gostos, seus costumes e seus objetivos pessoais. E é necessário motivá-las e direcioná-las, para poder formar um time e assim, atingirem os objetivos propostos.

“Nas PMEs esta tarefa pode ser ainda mais complexa, devido a fatores como: escassez de recursos humanos (mão-de-obra), falta de um processo estruturado para delegação de tarefas, parentes trabalhando juntos, muita informalidade (não há tarefas escritas) e paternalismo, por parte da direção, entre outros”, explica Crenildo.

Gabrielle Foletto da ESPM Porto Alegre. Crédito: divulgação

A mesma opinião é compartilhada pela professora de Soft Skills e desenvolvimento de pessoas da ESPM Porto Alegre, Gabrielle Foletto, que diz não haver receita de bolo quando falamos em times feitos com pessoas diferentes. “O que motiva um colaborador, não necessariamente motiva o colega. É fundamental que o líder conheça individualmente cada pessoa da equipe e possa liderar cada ser humano. Em uma pequena e média empresa isso se torna um desafio ainda maior, pois o líder tem outras tantas responsabilidades a cumprir e metas a atingir”, destaca Gabrielle.

Para o  diretor de desenvolvimento da E-Deploy, Osmar Balthazar Gomes, gerir times é sempre o grande desafio das empresas.“Com o passar do tempo, e com as mudanças na sociedade, a complexidade humana trazida para as organizações, independente do porte e tamanho, fez com que a desafio aumentasse”, ressalta Osmar.

Osmar Balthazar da E-Deploy. Crédito: divulgação.

Para ele, o RH continua tendo um papel fundamental na gestão de pessoas, mas hoje vemos a gestão dos times nas mãos dos líderes diretos dessas equipes.“A parceria entre a área de Recursos Humanos e os gestores diretos é primordial e aqui temos o primeiro grande desafio.As mudanças culturais, os choques de gerações e as evoluções tecnológicas contribuem para aumentar a complexidade da missão. Com o dinamismo do mundo corporativo, a preocupação com o time é fundamental”, explica.

7 passos para melhor de gestão de equipes

Os especialistas ouvidos pelo portal de Noticias da GS1 listaram as principais itens para uma melhor a gestão das equipes. Confira!

1 – Defina e comunique o propósito e estratégia da empresa

A falta de definição de valores como norteadores da empresa  é um problema, pois pode ocorrer de cada líder fazer a gestão do seu time do seu jeito, criando silos diversos dentro da mesma empresa. Defina e comunique de forma clara para que os colaboradores saibam a importância do seu trabalho individual para o sucesso coletivo.

2 – Trabalhe com objetivos e metas

Mantenha a equipe alinhada com as estratégias da organização e capacitada para executar suas tarefas e entregas. Motive também os gestores e dê a eles as ferramentas certas para gerir o time.

3 – Faça avaliação de desempenho

Com feedbacks periódicos.

4 –  Invista em treinamentos das lideranças e do time

Além dos treinamentos técnicos, é importante disseminar conhecimento de Soft Skills, que engloba temas como comunicação não-violenta, entre outros.

5 – Redefina o papel do líder

Com menos controles e mais liberdade para criar e pensar. Neste processo, o líder torna-se mais um gestor de pessoas, responsável pela governança das ações e pelo alinhamento dos esforços;

6 – Realize uma gestão humanizada de pessoas

Mais próxima e individual, entendendo que estamos muito fragilizados com esse cenário da pandemia. Humanize as relações de trabalho com um ambiente mais acolhedor e focado na qualidade de vida das pessoas.

7 – Receba mentoria de outros líderes

Aprenda com quem já trilhou desafios semelhantes.

Foto: iStock

Leia também

5 dicas para melhorar a autogestão e eficiência no trabalho 

 

 

Tags

Send this to a friend