O Radar Empresarial, indicador da GS1 Brasil que aponta o momento em que as empresas encerram seu portfólio de produtos, registrou queda de 13% em junho de 2020 na comparação com o mês de maio, considerando o indicador Brasil. No recorte de Micro e Pequenas Empresas (MPE), a redução foi de 14,6%.
A diminuição, neste caso, indica um cenário mais positivo, pois significa que menos empresas optaram por terminar suas linhas de produtos em relação ao mês anterior.
No comparativo com junho de 2019, a queda foi de 0,5% para o número Brasil e aumento de 1,1% para MPE. No acumulado dos últimos 12 meses, houve redução de 4,5% no encerramento de portfólio de produtos.
O Radar Empresarial mensura o encerramento de portfólio de produtos pelas companhias, mostrando uma tendência se mais ou menos empresas decidem pelo término de suas linhas de produtos.
O indicador contempla todos os setores da economia nacional, tendo maior representatividade na indústria de transformação. O Radar Empresarial apresenta dois recortes: Brasil e Micro e Pequenas Empresas (MPE).
Ele pode ser utilizado como um termômetro da conjuntura econômica nos meses subsequentes à sua publicação, sendo um antecedente do índice de falências do Serasa.
Elaborado pela GS1 Brasil com o apoio da 4E Consultoria, o estudo é publicado mensalmente e ajuda o mercado a ter uma percepção mais apurada sobre o ambiente de negócios no País.
Acesse a tabela da série histórica em: www.gs1br.org/dados
Foto: Getty Images
Send this to a friend