Quarenta por cento das pessoas entre 18 e 34 anos devem gastar mais em suas compras de final de ano em 2019 do que no ano passado, em comparação com uma média geral de 28% para todas as faixas etárias.
Esse é um dos insights da nova pesquisa da Capgemini: Festive shopping Trends. A pesquisa descobriu, ainda, que as principais estratégias para atrair compradores mais jovens incluem a diversificação de canais online, na loja e por voz; investimento em tornar os produtos e embalagens mais ecológicos; e utilizar a tecnologia para melhorar a experiência de compra e o delivery.
Os consumidores ainda consideram a variedade/alcance de estoque disponível (34%) e a conveniência da localização de uma loja (21%) como os principais fatores para escolher comprar com um varejista em detrimento de outro, quando o preço não é um fator preponderante.
Da mesma forma, quando solicitados a escolher os três principais fatores que os influenciam ao comprar presentes para familiares e amigos, os entrevistados priorizaram a qualidade dos produtos e as opções de economia de custos, como reduções, vendas e descontos – igualmente em 54%, enquanto a variedade de produtos oferecidos (50%) foi o terceiro fator mais popular.
Quando perguntados sobre onde eles mais gostariam de ver os varejistas investirem nesta temporada, manter ou reduzir os níveis atuais dos preços dos itens (33%) foi a resposta mais popular.
No entanto, talvez refletindo uma maior conscientização sobre questões de sustentabilidade este ano, a seleção de produtos/embalagens ambientalmente amigáveis foi uma consideração importante para 21% de todos os entrevistados e um pouco mais para aqueles entre 18 e 24 anos (24%).
Em todos os países, os entrevistados no Reino Unido foram os mais focados em embalagens sustentáveis (29%), seguidos pela Alemanha (21%) e França (19%), com Estados Unidos e Espanha (14% cada).
As pessoas entre 18 e 34 anos mostraram várias diferenças importantes em suas prioridades de compras, em comparação com os compradores com 35 anos ou mais.
A população de 18 a 34 anos teve menos probabilidade de usar lojas físicas para as compras do final deste ano e optar por varejistas que oferecem acesso a várias marcas; 29% disseram que gastariam mais dinheiro na loja, enquanto 37% disseram que gastariam mais dinheiro com um varejista com acesso a várias marcas.
Isso se compara a 39% e 32%, respectivamente, para a média da faixa etária. Além disso, os millenials têm mais probabilidade de usar novas tecnologias para melhorar sua experiência de compra.
Eles tinham uma preferência maior por tecnologias como caixas automáticas (23% versus 16% em média), pagamentos de carteira móvel (21% versus 12% em média), tecnologias nas lojas, como espelhos de realidade virtual (22% versus 15% em média) e novos métodos de entrega – ou seja, drones ou entrega por carro (16% em comparação com 10% em média).
As lojas físicas ainda estão montadas para receber a maior parte dos gastos com as férias, com 39% dos consumidores planejando fazer a maior parte de suas compras nas lojas durante o período de festas.
Os varejistas online que oferecem acesso a várias marcas diferentes também devem receber parcelas consideráveis dos orçamentos de final do ano deste ano, com 32% planejando gastar a maior parte de seu dinheiro nesses sites.
Para os varejistas que buscam capitalizar as oportunidades de compras baseadas em voz, os consumidores provavelmente usarão essas plataformas se acharem que a experiência será segura (25%), se receberem descontos exclusivos por voz (23%) e se eles estavam confiantes de que seria uma experiência direta (20%).
Isso é particularmente importante para os varejistas que têm como alvo os compradores mais jovens (entre 18 e 24 anos), onde as porcentagens subiram para 29%, 33% e 27%, respectivamente.
Não é de surpreender que o mês anterior às férias e festas do final do ano seja o horário de pico para os consumidores, com 30% dos compradores normalmente iniciando suas compras a partir desse ponto.
Enquanto alguns varejistas online continuam a oferecer opções de entrega mais rápidas, como durante a noite e no mesmo dia, os consumidores geralmente esperam que a entrega/cobrança dentro de três dias úteis seja a norma (33%).
De maneira mais ampla, a conveniência orientada à tecnologia será essencial para melhorar a experiência de compra.
No entanto, as variações regionais significam que os varejistas devem se adaptar à demanda do mercado local, incluindo lojas que utilizam tecnologias inovadoras na Espanha (31%) e na França (18%); a capacidade de usar o pagamento de carteira móvel para consumidores dos EUA (17%); e verificação de autoatendimento no Reino Unido (15%).
Todos os números, salvo indicação em contrário, são da YouGov Plc. O tamanho total da amostra foi de 7755 adultos em todos os países, dos quais 6718 compram nos feriados.
O tamanho total da amostra para a França foi 1032, dos quais 922 compram nos feriados. O tamanho total da amostra para a Alemanha foi 2116, dos quais 1627 compram nos feriados. O tamanho total da amostra na Espanha foi de 1014, dos quais 960 compram nos feriados.
O tamanho total da amostra para o Reino Unido foi de 2204, dos quais 1975 compram nos feriados. O tamanho total da amostra para os Estados Unidos foi 1389, dos quais 1234 compram nos feriados.
O trabalho de campo foi realizado entre 8 e 18 de novembro de 2019. A pesquisa foi realizada online. Os números receberam uma ponderação uniforme para cada país para produzir um valor “médio”.
Leia também: Internet é principal atividade de lazer para 54% dos jovens
Send this to a friend