A Finlândia se tornou referência mundial em empreendedorismo, educação e inovação. E é para lá que segue a missão brasileira rumo ao Slush, principal evento global de investimentos e negócios de alto impacto, e para conhecer empresas locais. A missão é organizada pela Epicentor – empresa que atua como plataforma de soluções educacionais, consultoria para negócios de alto impacto e investimentos – e será realizada de 17 a 23 de novembro de 2019, em Helsinque, capital do país.
No Slush, 4 mil startups têm a oportunidade de encontrar mais de 2 mil investidores, num total de 25 mil participantes de 155 países. O encontro promove palestras, rodadas de negócios e estandes das gigantes globais de tecnologia com foco nas scale-ups, as startups que têm um modelo de negócio escalável e são consideradas empresas de alto crescimento.
“Vemos muitos eventos motivacionais e de tendências tecnológicas mundo afora. O Slush não é isso, porque ele reúne quem está fazendo na prática, quem está mudando o mundo. O evento seleciona startups de diferentes áreas – como saúde, educação, robótica, defesa, logística, varejo, agronegócio e fintechs – que são convidadas a participar junto com as principais empresas de investimentos. Para se ter uma ideia, na semana do Slush, há voos diretos do Vale do Silício para Helsinque e a Nasdaq muda o pregão para aquela região”, explica o fundador da Epicentor, ex-Secretário de Comércio e Serviços do Governo Federal e professor visitante da Cornell University, Humberto Ribeiro.
Toda a movimentação que ocorre no Slush explica porque os países nórdicos estão na liderança quando o assunto são as startups unicórnio, aquelas que atingem US$ 1 bilhão de valor de mercado. “Apesar de os países nórdicos terem apenas 1% das startups do mundo, 10% das unicórnio são de lá”, diz Ribeiro, que também é o coordenador oficial da delegação brasileira para o Slush.
Além da participação no Slush, a missão percorrerá a região durante três dias para visitar instituições privadas e governamentais, com o objetivo de conhecer os sistemas de educação e de pesquisa, considerados um dos principais da Europa, e o ambiente de negócios e inovação.
Estão programadas visitas para:
– VTT: um dos principais centros de pesquisa da Europa;
– Espoo: considerada a melhor smart community de 2018;
– Finland University: referência em Internet das Coisas (IoT) e futuro;
– FIBAN/NordicBAN: rede nórdica de investidores em negócios inovadores.
Nessa jornada, Humberto Ribeiro e mais dois especialistas em empreendedorismo darão suporte e ajudarão os participantes com insights: Carlos Arruda, diretor executivo do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral (FDC), conselheiro da Kellogg Innovation Network e parceiro do Fórum Econômico Mundial; e Renato Santos, da MOAI Participações, co-host do programa “O Aprendiz” (TV Record) e consultor de Empreendedorismo da UNCTAD, IFC e Banco Mundial.
A missão conta com o apoio da GS1 Brasil e as inscrições promocionais vão até 16 de setembro pelo site: slush.epicentor.com
Foto: Slush 2018/Divulgação Slush Media/Sami Välikangas
Send this to a friend