Escreva para pesquisar

Missão da GS1 para Portugal explora novidades no Web Summit

Cerca de 70 mil participantes, de 160 países, e mais de 1,2 mil palestrantes das empresas que mais inovam em todo o mundo. Esses são números do Web Summit, um dos maiores eventos globais de inovação e tecnologia que reúne CEOs, tomadores de decisão, startups e investidores.

A GS1 Brasil organizou a Missão Técnica Portugal, que desembarcou em Lisboa no dia 3 de novembro para conferir o Web Summit 2019 e conhecer o ecossistema de inovação de Lisboa e arredores.

Nesta terça, dia 5, o grupo formado por executivos e consultores brasileiros esteve focado na extensa programação de palestras e atividades do Web Summit 2019.

participantes da missao tecnica gs1 brasil para portugal no websummit 2019

Executivos que integram a Missão Técnica da GS1 Brasil para Portugal no segundo dia do Web Summit 2019 

Tecnologia 5G em foco

No palco principal da conferência, ocorreram apresentações e debates interessantes sobre, como, por exemplo, as marcas podem se reinventar na era digital e a chegada da tecnologia 5G.

“Vimos que o 5G será revolucionário”, destaca o diretor de tecnologia da GS1 Brasil, Roberto Matsubayashi, que está acompanhando o Web Summit 2019 por meio da Missão Técnica promovida pela entidade. Hoje ele assistiu à palestra do CEO e vice-presidente executivo da Verizon, Ronan Dunne, e compartilhou alguns temas explorados.

Dunne explicou que o verdadeiro 5G não é apenas uma evolução do 3G ou do 4G e envolve 8 pontos principais:

  1. A velocidade máxima do 4G é 100 MBps, enquanto no 5G será 10GBps, ou seja, 100 vezes mais rápida;
  2. Tecnologia mais robusta, o que significa que é capaz de manter a velocidade 100 vezes sem perder a performance;
  3. A latência (ou tempo necessário para resposta) no 4G é de 80 milissegundos e cai para menos de 10 milissegundos no 5G, o que torna instantânea a percepção de resposta;
  4. Maior capacidade de conectar dispositivos móveis – de 100 mil dispositivos por metro quadrado aumenta para mais de 1 milhão com o 5G;
  5. Habilidade de funcionar com dispositivos em movimento de até 500 km/h, o que é favorável para apoiar serviços de mobilidade em alta velocidade;
  6. Tempo de implantação passa de dias ou semanas para 90 minutos.
  7. Confiabilidade é 10 vezes maior;
  8. Consumo de energia é 90% menor, contribuindo para sustentabilidade.

Destaques da Amazon e startups

Roberto Matsubayashi, da GS1 Brasil, também conta que a palestra do vice-presidente e head scientist da Amazon Alexa Artificial Intelligence, Rohit Parasad, mostrou a jornada de evolução da Alexa desde 2015 até hoje. Nesta trajetória, aumentou muito a capacidade de compreensão da fala humana e a naturalidade das respostas.

palestra de rohit parasad na amazon alexa no websummit 2019

Palestra de Rohit Parasad, executivo da Amazon Alexa Artificial Intelligence 

Ao longo do dia, também foram realizados workshops e outros painéis apontando tendências e ampliando discussões no Web Summit, como o futuro da existência humana e os 50 anos da internet.

A comitiva da GS1 Brasil passou também pelo espaço para exposição das soluções de startups. “A utilização do espaço muda diariamente e proporciona oportunidades para que mais startups possam aparecer”, conta Matsubayashi.

espaço de exposição de startus no websummit 2019

Startups mostraram suas soluções no Web Summit 2019

Velocidade de inovação

Uma palestra que chamou a atenção do assessor da Presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, André Spínola, que integra a comitiva da missão da GS1 Brasil, foi a do diretor da Accenture, Narry Singh.

Singh falou sobre os aprendizados para alcançar os melhores resultados em inovação nas empresas. O palestrante mostrou a importância de ter objetivos de negócios específicos para a inovação e identificar onde os esforços de inovação da empresa ficam paralisados.

narry singh diretor da accenture no web summit 2019

Narry Singh, da Accenture, falou sobre desafios da inovação

Overview desta terça-feira no Web Summit 2019

O evento recebeu palestras de líderes de empresas, como Uber, Samsung e Microsoft. O Chief Product Officer da Uber, Manik Gupta, contou sobre sua atuação na empresa e compartilhou a visão de futuro do app. O jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho também levou uma mensagem inspiradora para o público do evento.

Os participantes do Websummit também acompanharam o PandaConf, conferência de marketing mundial que recebe gigantes da indústria, CMOs, marcas líderes, investidores, agências e startups de tecnologia da informação. Para esta terça, participam executivos de empresas como, IKEA, Sky e JPMorgan Chase.

Acompanhe, ao longo desta semana, mais informações sobre a programação da Missão Técnica Portugal da GS1 Brasil.

Foto de abertura: Divulgação Web Summit 2019

Fotos: Divulgação GS1 Brasil

Texto elaborado com a colaboração de Roberto Matsubayashi, diretor de tecnologia da GS1 Brasil, e André Spínola, assessor da Presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional.

Tags

Send this to a friend