A Nokia anuncia uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP) para implementar o portfólio tecnológico de soluções de conectividade no laboratório da unidade da instituição em São Caetano do Sul (município da Grande São Paulo), considerada uma referência no ensino de mecatrônica e onde há uma planta modelo da Indústria 4.0.
O espaço é destinado a uma imersão prática para capacitar os profissionais nas tecnologias necessárias para atuar na Indústria 4.0, além de permitir a realização de testes-piloto e demonstrações de novas soluções antes do lançamento no mercado.
O Brasil vem demonstrando um crescente interesse em investir na adoção da tecnologia industrial de próxima geração para impulsionar o crescimento econômico. De acordo com pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) em parceria com o SENAI-SP, 90% das empresas familiarizadas com a Indústria 4.0 concordam que ela “aumentará a produtividade” e 79% reconhecem que ela “impactará o modelo de negócio das empresas”, mas apenas 30% deram início a este processo.
A parceria permitirá ao SENAI-SP utilizar a capilaridade de suas 166 unidades no Estado para trabalhar com a Nokia em atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, treinando e preparando profissionais de todo o Brasil para a era da Indústria 4.0, em todos os segmentos que o SENAI-SP atua.
Algumas das soluções implementadas em conjunto pela Nokia e pelo SENAI-SP na unidade de São Caetano do Sul incluem:
Foto: iStock
Send this to a friend