Escreva para pesquisar

Oportunidades da era pós-digital

As empresas estão entrando em uma nova era “pós-digital”, em que o sucesso terá como base a capacidade de dominar um conjunto de novas tecnologias que ofereçam experiências personalizadas aos clientes, funcionários e parceiros de negócios. É o que mostra o Accenture Technology Vision 2019, estudo anual da Accenture que prevê as principais tendências no setor de tecnologia que irão definir os rumos das empresas nos próximos três anos.

“O termo ‘era pós-digital’ não significa que o digital acabou”, considera o Chief Technology & Innovation Officer da Accenture, Paul Daugherty. “Muito pelo contrário. A pergunta é: com todas as empresas desenvolvendo suas competências digitais, qual será o seu diferencial? Apenas ser digital não é suficiente. O estudo Technology Vision indica de que forma as empresas devem usar essas novas tecnologias poderosas para inovar seus modelos de negócios e personalizar as experiências de seus clientes. Ao mesmo tempo, os líderes precisam reconhecer que valores humanos, como confiança e responsabilidade, não são apenas palavras da moda. São facilitadoras para o sucesso”, afirma o executivo.

Cinco tendências para a era pós-digital

•          DARQ Power: entenda o DNA das novas tecnologias

As tecnologias de Registro Distribuído, Inteligência Artificial (IA), Realidade Estendida e Computação Quântica (DARQ) são catalisadoras de mudança, permitindo que as empresas reimaginem setores inteiros. Pedimos que os entrevistados classificassem essas tecnologias de acordo com o potencial de impacto em seus negócios ao longo dos próximos três anos: a IA foi a primeira colocada para 41% dos executivos.

•          Prazer em Conhecer: conquiste novos consumidores e oportunidades únicas

As interações impulsionadas pela tecnologia estão criando uma identidade tecnológica crescente para cada consumidor. Essa base viva de conhecimento será essencial para entender a próxima geração de consumidores e para oferecer relacionamentos individualizados e baseados em experiências. Dos executivos entrevistados, 83% afirmam que, com os dados demográficos digitais, suas empresas conseguem encontrar novas maneiras de acessar oportunidades de mercado para necessidades não atendidas.

•          O Profissional+: transforme o local de trabalho ou ‘atrase’ os funcionários

À medida que a força de trabalho se torna o “Profissional+” – ou seja, além de habilidades e conhecimentos, cada trabalhador tem acesso a um novo e crescente conjunto de habilidades possibilitadas pela tecnologia -, as empresas devem apoiar uma nova maneira de trabalhar na era pós-digital. Mais de dois terços (71%) dos executivos acreditam que seus funcionários são mais maduros digitalmente do que as organizações em que trabalham, resultando em uma força de trabalho “esperando” que a organização tire esse atraso.

•          Segurança para Nós, Segurança para Mim: empresas não são vítimas, são vetores

Embora os negócios baseados em ecossistemas dependam da interconectividade, essas conexões aumentam a exposição ao risco. Apenas 29% dos executivos têm certeza de que seus parceiros estão comprometidos e resilientes quando o assunto é segurança.

•          Meus Mercados: atenda às demandas dos consumidores em um piscar de olhos

A tecnologia está criando um mundo de experiências extremamente customizadas. As empresas precisam se reinventar para encontrar e capturar essas oportunidades. Seis em cada sete executivos (85%) afirmam que a integração entre customização e entrega em tempo real será a próxima grande vantagem competitiva.

 

Tags

Send this to a friend