Escreva para pesquisar

Pedidos via delivery aumentaram 13,3% na Black Friday 2021

Uma pesquisa realizada pela Social Miner em parceria com a Octadesk, revelou que o delivery (ou entrega) de produtos e serviços liderou o ranking de preferência dos consumidores na Black Friday 2021, com um aumento de 13,3% em relação a 2020.

O levantamento mostrou ainda um crescimento no faturamento das empresas, de 5,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

O evento aconteceu no último dia 26 de novembro, um dos períodos mais importantes para o setor varejista mundial, em que os consumidores têm a oportunidade de adquirir produtos, eletrodomésticos principalmente, com preços mais acessíveis.

Para o CEO da Octadesk, Rodrigo Ricco, datas como a Black Friday são fundamentais para que as empresas avaliem seus processos de trabalho e atendimento para proporcionar melhores jornadas de compra para seus clientes.

“A pandemia da Covid-19 modificou alguns comportamentos dos consumidores, que precisaram se adaptar às novas regras de convivência. Por isso, a entrega por meio de delivery tornou-se tão importante, principalmente, pela praticidade e rapidez na aquisição de um produto”, explica.

O relatório ainda reiterou o sudeste como principal eixo econômico do País.  A região ocupou a posição de maior compradora do período, com 64% dos consumidores, um crescimento de 6 p.p. comparado ao ano anterior, quando representou 58% das compras no período.

Em relação a 2020, a região Sul também se destaca: além do grande número de visitas em e-commerces e sites, os consumidores sulistas também registram um aumento de 26% no poder de compra.

Experiência multicanal na Black Friday

delivery na black fridayA pesquisa mostrou ainda como os multicanais são relevantes para a conversão de vendas. As visitas por dispositivos móveis antes e durante o evento registraram um aumento significativo: 61% dos consumidores realizaram compras utilizando um telefone celular, por exemplo, frente aos 39% que optaram por fazer suas compras por meio de um computador convencional.

O setor de Beleza lidera o ranking nesse canal, em que 76% dos consumidores utilizam um celular para adquirir novos produtos deste mercado.

Além do aumento de 4,5% no total de vendas no período em relação a 2020, os investimentos em publicações nas redes sociais também chamam atenção no período: a pesquisa aponta o aumento de 162,06% se comparado a 2020, reforçando a importância das redes sociais no relacionamento com o cliente.

“O perfil do consumidor brasileiro está em constante evolução, demandando por novos produtos, soluções e, tudo isso, de forma rápida e fácil. Por isso, as empresas e grandes marcas precisam reconhecer as mídias sociais, principalmente, como a principal porta de entrada de seus consumidores para uma jornada de compra de sucesso”, conclui Ricco.

O relatório Black Friday 2021 foi desenvolvido entre as unidades do Grupo Locaweb All iN | Social Miner, Vindi, Delivery Direto e Octadesk em parceria com a Neotrust e Bornlogic, e analisam o comportamento de suas bases entre os dias 30 de outubro e 26 de novembro de 2021, a fim de mapear o comportamento do público durante a Black Friday, estabelecendo também um comparativo com os resultados apurados no período equivalente de 2020. E o conteúdo contou ainda com o apoio da Lett e do Opinion Box. 

Foto: iStock

Leia também

Vendas no checkout: 7 dicas para incrementar os resultados

Tags

Send this to a friend