Escreva para pesquisar

Pesquisa da GS1 mostra os efeitos da pandemia nos negócios

Em cerca de três meses da pandemia causada pela Covid-19, o isolamento social e a redução das atividades econômicas provocaram uma série de mudanças e dificuldades no dia a dia das empresas.

Na tentativa de resistir a essa situação crítica, os empresários apostaram na reestruturação dos negócios, com foco basicamente em três ações: organização de funcionários, redução de custos e diversificação dos canais de vendas. É o que mostra a pesquisa “Impactos da Pandemia no Cenário Nacional – 3ª Edição”, realizada em junho de 2020 pela GS1 Brasil. A sondagem é feita com empresas associadas à entidade desde o mês de abril, permitindo acompanhar a situação dos negócios neste momento, além de indicar uma visão de futuro.

De acordo com o estudo, nos últimos 30 dias, as companhias colocaram em prática ações emergenciais diversificadas. Em relação aos funcionários, as iniciativas mais adotadas foram: alteração da carga horária e salários e concessão de férias. Em abril, 22% das empresas optaram pela redução da carga horária, índice que subiu para 49%, em junho.

Nas operações, de maneira geral, o foco foi na diminuição de custos de serviços não essenciais e despesas fixas, como água, luz e telefone, além do remanejamento de pagamentos.pesquisa gs1 sobre impactos da covid junho 2020 ações emergenciais

Faturamento

A pesquisa identificou uma movimentação no número de empresas que afirmaram ter sofrido redução no faturamento, que passou de 85% – na primeira edição do estudo, feita em abril – para 73%, em junho.

Por outro lado, neste período cresceu o número de organizações que tiveram aumento no faturamento, saltando de 8% para 22%, entre abril e junho.

pesqisa gs1 impactos da pandemia junho 2020 faturamento

Operações

Apesar dos esforços para manter as operações durante a pandemia, mais da metade das empresas (53%) teve redução de mais de 20% nas atividades. Já o número daquelas que não sofreram alterações nas atividades se manteve estável nas duas últimas edições da pesquisa.

O estudo também mostra que, em junho, 75% das companhias relataram que estavam com dificuldades no acesso à matéria-prima e 20% afirmaram que tiveram um aumento de demanda de pedidos.

Logística

De modo geral, o cenário na área de logística das empresas não sofreu mudanças significativas desde o início da pandemia. Segundo a pesquisa da GS1 Brasil, em junho, 22% das empresas não sofreram impacto nas operações logísticas – mesmo percentual registrado em maio.

No entanto, chama a atenção a queda de 60% para 38% de empresas que afirmaram ter sofrido uma redução maior que 20% nas operações logísticas, entre maio e junho.

pesquisa gs1 impactos da pandemia junho 2020 logistica

Vendas

O isolamento social estimulou novos hábitos fazendo com que os consumidores começassem a buscar produtos no e-commerce. Assim, muitas empresas passaram a diversificar seus canais de vendas, utilizando os meios digitais.

Na primeira edição do estudo da GS1, em abril, mais da metade das empresas consultadas utilizava os canais físicos para vender.  Já na segunda edição, em maio, teve início uma discreta movimentação para o universo online, que se consolidou na terceira sondagem, em junho, com um total de 63% das empresas utilizando canais digitais para divulgar seus produtos e efetuar as vendas.

A pesquisa aponta que o número de empresas que utilizam loja e varejo online para diversificar suas vendas aumentou de 25% para 47%, entre abril e junho. As vendas via redes sociais também apresentaram alta.

Outro dado interessante refere-se ao Whatsapp, utilizado por 36% das companhias consultadas. Ele se tornou um meio de digitalizar o negócio, sendo o primeiro passo para as empresas decidirem pelas vendas no varejo online ou e-commerce. Tanto que na primeira edição da pesquisa da GS1 Brasil, a maioria das empresas que utilizava o Whatsapp vendia apenas nos canais físicos. Na segunda onda do estudo, esse número caiu e agora na terceira edição, apenas 15% das organizações utilizam o Whatsapp como o único canal digital.

pesquisa gs1 impactos da pandemia junho 2020 canais de vendas

Crédito

Neste momento crítico, as empresas precisam de crédito para manter as atividades e o fluxo de caixa, além de investir em novos canais de vendas.

Cerca de um terço das empresas entrevistadas já solicitaram algum tipo de empréstimo ou crédito. Deste grupo, 88% afirmam que poderão buscar crédito no futuro.

Já entre as empresas que ainda não solicitaram crédito, 70% não pretendem fazê-lo.

pesquisa gs1 impactos da pandemia junho 2020 credito

Visão para os próximos 30 dias

A pesquisa da GS1 Brasil identificou as mudanças previstas pelas empresas para os próximos 30 dias:

  • 47% pretendem diversificar os canais de vendas;
  • 37% diversificar a produção, criando ou adaptando produtos;
  • 36% planejam reduzir a produção;
  • 27% demitir funcionários;
  • 22% readaptar processos produtivos, como, por exemplo, trocar matéria-prima;
  • 27% não planejam realizar nenhuma mudança;
  • 2% pretendem encerrar as atividades da empresa.

Metodologia

A pesquisa “Impactos da Pandemia no Cenário Nacional” é uma sondagem realizada pela GS1 Brasil com o objetivo de analisar o comportamento das empresas diante deste momento crítico e sem precedentes.

A primeira edição da pesquisa, que adota metodologia quantitativa, foi realizada no período de 6 a 15 de abril de 2020, com 104 empresas associadas à GS1 Brasil que atuam no setor da indústria da transformação.

Já a coleta de dados para a segunda edição do estudo foi feita entre 30 de abril e 7 de maio de 2020, com 67 empresas associadas à entidade. A terceira sondagem, realizada entre 1⁰ e 15 junho, contou com a participação de 81 empresas associadas.  A margem de erro é de 10%.

Acesse o estudo completo em: https://www.gs1br.org/dados.

Foto: Getty Images

Leia também

GS1 divulga novo estudo sobre impactos da pandemia nas empresas

Tags

Send this to a friend