Escreva para pesquisar

Pesquisa IBOPE: brasileiros atentos à questão ambiental

Segundo pesquisa IBOPE Inteligência, encomendada pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade – ITS Rio em parceria com o Programa de Comunicação de Mudança Climática da Universidade de Yale (Yale Program on Climate Change Communication), quatro em cada cinco brasileiros acham que as queimadas na Amazônia prejudicam a imagem do Brasil no exterior; e 78% entendem que elas podem prejudicar também as relações comerciais com outros países.

Para 77% dos brasileiros, proteger o meio ambiente é mais importante, ainda que isso signifique menos crescimento econômico. Entre os brasileiros, é praticamente uma unanimidade que o aquecimento global está acontecendo (92%) e já pode prejudicar – e muito – a atual geração (72%).

A pesquisa traz também um recado importante para políticos e empresários: quase metade dos brasileiros (42%) declarou já ter votado em algum político em razão de suas propostas para defesa do meio ambiente; e mais da metade (59%) deixou de comprar ou usar algum produto que prejudique o meio ambiente.

“Mudanças Climáticas: a Percepção dos Brasileiros” é uma pesquisa quantitativa realizada pelo IBOPE Inteligência com uma amostra de 2.600 entrevistas, realizada com pessoas com 18 anos ou mais, em todas as regiões do País.

O período de campo foi de 24 de setembro a 16 de outubro de 2020. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para o total da amostra, considerando-se um nível de confiança de 95%.

Pesquisa Ibope revela percepção sobre quem pode resolver o problema ambiental

Quando perguntados sobre quem pode contribuir para resolver o problema das mudanças climáticas, os governos e as empresas foram os mais citados, por 35% e 32% dos entrevistados, respectivamente.

“O entendimento dos brasileiros reflete o que desejam consumidores e investidores. As empresas devem buscar desempenhar um papel mais estratégico no desenvolvimento sustentável. Várias corporações já se uniram nesse esforço, mas precisamos avançar mais se quisermos permanecer relevantes nas cadeias econômicas globais”, analisa o representante da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, Marcello Brito.

Para saber mais sobre a pesquisa, acesse: www.percepcaoclimatica.com.br/.

Foto: Getty Images

Leia também

Logística: IA e sustentabilidade estão no radar das empresas

 

Tags

Send this to a friend