O Pix tem ganhado força no Brasil. Já são mais de 73,2 milhões de operações diárias, um recorde!
E, olha só, um novo levantamento revela que o Pix está ganhando terreno também nas compras no comércio eletrônico, categoria liderada pelo cartão de crédito.
Segundo estudo da consultoria Gmattos, em sua edição de maio, o Pix está se aproximando em termos de aceitação e disponibilidade de outras opções como o boleto e o cartão de crédito.
No mês de janeiro de 2021, primeira edição do estudo, o Pix era o quinto do ranking, sendo aceito por 16,9% dos e-commerces no Brasil.
Na edição de maio deste ano, o Pix alcançou o patamar de 74,6% de aceitação, mais de quatro vezes mais do que o período anterior.
O boleto, em contrapartida, em 2021, era aceito por 74,6% dos estabelecimentos, enquanto na pesquisa de 2022, subiu apenas dois pontos percentuais para 76,3%.
Na liderança do ranking de meios de pagamento no comércio eletrônico brasileiro permanece ainda o cartão de crédito, com 98,3% de aceitação.
Contudo, um novo formato desponta na oferta dessa modalidade: o desconto para pagamento em uma parcela, ou a oferta de parcelamento com juros para períodos mais longos, que aparecem em várias lojas.
Entre os motivos que têm auxiliado essa ascensão do Pix, destaca-se hoje a estratégia de incentivo favorável ao PIX que vem sendo adotada por vários lojistas.
Em maio/22, o Estudo de Pagamentos Gmattos contabilizou que 20% das lojas que aceitam PIX oferecem reais vantagens – descontos de 3% a 18% – para incentivar os consumidores a utilizar esse meio de pagamento. Em março/22, essa prática foi observada em 14% das lojas.
Pela avaliação da consultoria Gmattos, o potencial de aceitação do PIX pode chegar a 91% a longo prazo, considerando o segmento de lojas que ainda não operam com essa forma de pagamento, mas que aceitam algum tipo de recebimento à vista (débito bandeira ou banco, ou boleto).
Do grupo de lojas que ainda não aceitam PIX, apenas 9% não operam com pagamentos à vista.
A mais recente edição do Estudo de Pagamentos Gmattos analisou 59 lojas online de destaque no mercado brasileiro, dos mais diversos segmentos, as quais, juntas, representam 85% do comércio eletrônico do país. A maior parte das observações aconteceu entre os dias 03 e 04 de maio de 2022.
Foto: iStock
Send this to a friend