Escreva para pesquisar

Plástico desafia indústria a modernizar e ser ecológica

A indústria está cada vez mais comprometido na missão de reduzir o impacto ambiental de seus produtos e processos, principalmente com relação ao plástico.

De todos os materiais contaminantes que podem ser reciclados, o plástico é um dos que mais preocupa.

O Brasil, o quarto maior produtor mundial, com ultrapassando os 4 milhões de toneladas por ano e o quinto maior consumidor, com 3 milhões de toneladas, sendo que apenas 16% deste consumo é reciclado corretamente.

Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem, explica que as indústrias estão adotando medidas para reduzir esse consumo, e destinar corretamente o material.

Uma das maneiras para eliminar o plástico neste contexto é via ações terceirizadas para reciclar o excedente de produção.

“Projetos de terceirização podem incluir a contratação de empresas especializadas em reciclagem, a instalação de sistemas de coleta seletiva em fábricas e escritórios, e o incentivo aos funcionários a reciclarem seus resíduos. São inúmeras soluções terceirizadas possíveis e todas elas dependem do objetivo da empresa, de sua estrutura e modo de operação”

O que a indústria ganha com terceirização na questão do plástico?

Dentre os benefícios destas soluções terceirizadas, Renato destaca a redução da poluição, economia de recursos naturais, maior eficiência energética e redução nos custos de produção:

“As soluções terceirizadas podem incluir até mesmo logística reversa, a empresa aumenta a competitividade. Se focarmos apenas na indústria de plástico, esta mudança interna melhora índices de reciclagem dos produtos. A criação de ações para atingir esse objetivo precisa ser realizada sob coordenação de especialistas que entendem estas práticas”.

Para empresas que não são produtoras de plástico, mas trabalham com este material diariamente na linha de produção ou estoque, o especialista lembra da importância de educar os colaboradores e clientes sobre os malefícios do material no meio ambiente e projetos para reduzir seu consumo:

“O interessante sobre a terceirização é que muitos ainda conectam o serviço apenas com mão de obra, mas os projetos vão além. Há projetos de reciclagem de utilização de plástico que podem ajudar empresas na redução de seu impacto ambiental e, tão logo reduzem tal consumo, ajudam a proteger o meio ambiente enquanto reduzem gastos que seriam descartados além da própria imagem corporativa que passa a ser vista pela sociedade como uma empresa ecologicamente responsável e sustentável” completa Renato.

Foto: iStock

Leia também

InpEV e GS1: inovação em tecnologia na economia circular

 

Tags