Escreva para pesquisar

PMEs: 9 em 10 consideram usar automação para crescer

A Visa divulgou os resultados da sétima edição de seu estudo global “Back to Business” e o estudo mostra que Inteligência Artificial e automação são uma das maiores tendências no radar das pequenas e médias empresas brasileiras (PMEs).

Quase 9 em 10 proprietários de pequenas empresas brasileiras (87%) consideram provável o uso dos serviços de automação e IA disponíveis, como o ChatGPT, nos próximos 12 meses, a fim de criarem vantagens em seus negócios em relação aos concorrentes. Já o número de empresas que consideram muito ou extremamente provável o uso destas tecnologias também é elevado, chegando a 68%

O estudo ainda ressalta que os pagamentos digitais estão se tornando cada vez mais integrados à vida cotidiana, especialmente no Brasil, onde quase metade dos compradores brasileiros (47%) prevê que irão utilizar somente transações sem dinheiro físico nos próximos 2 anos, em comparação com 40% globalmente. Também, mais de dois terços dos compradores brasileiros (67%) preveem que usarão pagamentos digitais com mais frequência no próximo ano, em comparação com 55% globalmente.

Pagamentos digitais nas PMEs

O Back to Business, conduzido entre 2.250 entrevistados na Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Nova Zelândia, Singapura, Emirados Árabes Unidos (EAU) e nos Estados Unidos, também descobriu que os pagamentos digitais já fazem parte da vida das pequenas empresas e dos consumidores. No Brasil, 58% das pequenas empresas já fizeram ou farão a transição para operarem sem dinheiro físico nos próximos dois anos (em comparação com 51% globalmente). Além disso, 92% dos empresários brasileiros entrevistados afirmam que farão a transição para operar totalmente digital eventualmente.

“Na Visa, estamos observando a mudança na mentalidade das pequenas empresas, que estão saindo do modo de sobrevivência e entrando no modo de crescimento, à medida que as PMEs aproveitam o poder dos pagamentos digitais para alcançar novos públicos globais, melhorar a eficiência e prosperar no mundo digital de hoje”, disse Xiko da Rocha Campos, head de Soluções e Vendas para o Comércio da América Latina e Caribe.

“Os resultados deste ano lançam uma nova luz sobre o caminho vibrante que as pequenas empresas estão trilhando para levar seus negócios ao próximo nível, e na Visa, estamos trabalhando ativamente para fornecer a elas tecnologias inovadoras e soluções de movimentação de dinheiro rápido que as ajudarão a alcançar novas fronteiras e prosperar em todo o mundo, neste mundo cada vez mais interconectado.”

Expectativas dos consumidores criam novas oportunidades para PMEs

Os resultados do novo estudo global “Back to Business” da Visa mostram que os consumidores estão se tornando mais sofisticados, com mais expectativas digitais do que nunca. Esses hábitos em mudança apresentam oportunidades de crescimento para as empresas, desde que consigam atender às expectativas mutáveis dos compradores. Outras informações do estudo importantes a respeito das PMEs brasileiras incluem:

1. Principais Oportunidades

Proprietários de negócios citaram o aumento da presença nas redes sociais (51%), a oferta de novos produtos ou serviços (45%) e o investimento maior em marketing (52%) como as principais oportunidades para alcançar novos clientes, sendo que 26% estão de olho em aceitar novas formas de pagamento como uma área crucial que pode ajudá-los a melhorar seus negócios.

2. Fator segurança

Mais da metade dos consumidores brasileiros apontam que métodos de pagamentos digitais apresentam mais sensação de segurança (44%, em comparação com 32% globalmente).

3. Exigindo sustentabilidade

Os consumidores estão se inclinando para produtos sustentáveis: 80% dos consumidores brasileiros entrevistados afirmam que as práticas de sustentabilidade de um negócio têm pelo menos algum impacto em sua decisão de compra.

Um número expressivo de 84% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos ou serviços para garantir que sejam sustentáveis, incluindo 64% que estão dispostos a pagar significativamente ou um pouco mais.

4. Expectativas para pagamentos

As principais opções de pagamento por aproximação ou digitais que os compradores esperam nas lojas físicas incluem aplicativos de pagamento móvel (56%), pagamento com cartão por aproximação (39%), pagamentos com carteira digital (35%) e autoatendimento (35%). Todos dados referentes ao mercado brasileiro.

5. Compras em pequenos negócios

Cinquenta e um por cento dos consumidores brasileiros pretendem fazer mais compras em negócios locais este ano, buscando apoiar a economia local (65%) ou estabelecer uma conexão pessoal (48%) em sua comunidade.

Fotos: iStock

Leia também

78% das empresas brasileiras já investiram em automação

Tags