Escreva para pesquisar

PMEs buscam inovação para crescer, diz pesquisa Sebrae

A inovação tem sido um dos caminhos encontrados pelos donos das PMEs para superar os impactos da pandemia do coronavírus, desde 2020.

De acordo com pesquisa feita pelo Sebrae com empreendedores atendidos pelo programa Brasil + Inovador, 97% deles realizaram ao menos uma inovação no seu negócio, em 2021, e a média de mudanças realizadas para impulsionar o negócio, no mesmo período, foi de sete por empresa.

Pandemia acelera busca por inovação

empreendedorismo

“A pandemia forçou os empreendedores a procurarem programas que os ajudassem a melhorar o faturamento por meio da inovação. Apenas no ano passado, meio milhão de empresas buscaram apoio para desenvolver ações inovadoras nos seus estabelecimentos. Esse número é 75% superior ao detectado em 2019”, observa o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

A pesquisa entrevistou participantes dos programas Sebraetec, Agentes Locais de Inovação (ALI), Startup Sebrae e UP Digital e constatou que 86% conseguiram melhorar o atendimento e outros 80% melhoraram a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, o que contribui para que 69% dos participantes conseguissem aumentar a produção e vendas de produtos ou serviços.

Além disso, 53% conseguiram otimizar o consumo de água e energia, e outros 65% reduziram custos. “Todas essas ações acabam refletindo diretamente no faturamento da empresa e podem ter evitado um resultado pior no fluxo de caixa, assim como estimulado a contratação de novos profissionais”, observa o presidente do Sebrae.

Caso de sucesso em inovação

A marca nativa da região amazônica – Simbioze Amazônica – é uma das empresas que foi atendida pelo Sebraetec.

De acordo com o co-fundador da empresa, Danniel Pinheiro, a empresa pretende ampliar mercado no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste neste primeiro semestre, com contatos no varejo como farmácias e lojas especializadas.

Eles também se preparam para expandir a área de produção para atender ao mercado internacional de maneira mais robusta. “

Vamos lançar novos produtos neste ano, voltados para o skin care com cuidados para a pele e o corpo. Também queremos que nossos produtos sejam uma tendência global de consumo para dermatologistas”, adiantou.

Foto: iStock

Leia também

Heborá: consumo consciente por mãos e asas femininas 

Tags

Send this to a friend