Escreva para pesquisar

PMEs compõem 70% do comércio popular do centro de SP

Em junho, no dia 27, foi celebrado o Dia Internacional da Micro, Pequena e Média Empresa (PMEs), a fim de homenagear a importância desses negócios para a economia. Em São Paulo, por exemplo, elas correspondem a 70% das empresas do comércio popular do Centro (25 de Março, Santa Efigênia, São Caetano, Bom Retiro, Brás e Liberdade), segundo estimativa da Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito de Compras (Apecc).

“Nós temos na região pequenos e médios empresários que representam o Circuito de Compras e movimentam a economia local com um mix de produtos amplo, atraindo consumidores da cidade de São Paulo, bem como de outros estados e até países vizinhos. Trabalhamos juntos aos empresários para que eles cresçam cada vez mais”, destaca o presidente da Apecc, Ademir Morais.

Comércio é atividade de destaque das PMEs

De acordo com o Ministério do Trabalho, 36,5% das empresas em atividade no centro de São Paulo têm classificação de atividade econômica relacionada ao comércio.

Além disso, as PMEs são as principais geradoras de riqueza no comércio no Brasil, já que respondem por 53,4% do PIB, de acordo com dados do Sebrae. Os principais motivos para o bom desempenho das PMEs no Brasil são a melhoria do ambiente de negócios – em especial após a criação do Supersimples – e a ampliação do mercado consumidor.

Foto: iStock

Leia também

Dia da PME: pesquisa traz curiosidades sobre empreendedores

 

Tags