Escreva para pesquisar

Número de PMEs que migraram para o digital cresceu 208%

Observado para 19 mercados em todo o mundo, o relatório Recovery Insights: Small Business Reset, da Mastercard, revela que as vendas em empresas de pequeno e médio porte (PMEs) ficaram para trás das empresas maiores em até 20 pontos percentuais no pico da crise.

No entanto, os gastos apresentaram uma recuperação em 2021. As vendas totais nas PMEs aumentaram 4,5% ao ano até agosto de 2021 (em comparação com o mesmo período de 2020), enquanto as vendas no comércio eletrônico aumentaram 31,4%.

Com base no novo índice do Mastercard Economics Institute de desempenho de pequenas empresas em atividades de vendas agregadas e anonimizadas dentro da rede Mastercard, o relatório identifica várias tendências importantes. Entre elas:

1. Fechamento

Globalmente, as pequenas empresas que fecharam as portas no início da pandemia tinham uma probabilidade três vezes maior do que empresas grandes de permanecerem fechadas no longo prazo.

Um terço das pequenas empresas que fecharam as portas em abril de 2020 permaneceram fechadas após seis meses, e cerca de um quinto delas ainda estavam fechadas após 12 meses.

A situação variou dependendo do local: nos EUA, aproximadamente um em cada quatro pequenos varejistas (26%) permaneceu fechado após 6 meses, contra aproximadamente um em cada 12 grandes varejistas. No Brasil, essa proporção foi um pouco maior (28%).

2. Localização

Os gastos em PMEs varejistas em regiões comerciais centrais caíram 33% em comparação com 2019, enquanto as vendas nos pequenos varejistas suburbanos cresceram 8%.

À medida que turistas e trabalhadores permanecem mais próximos de casa, pequenas empresas em bairros comerciais sofrem com a queda nas vendas.

3. E-commerce

Após os fechamentos, o número de PMEs que migraram para o online a cada mês foi três vezes maior do que nos níveis pré-pandêmicos, com um pico em julho de 2020.

Isso reflete o aumento da demanda por um canal de vendas online, bem como o ligeiro atraso depois que os lockdowns começaram a trazer isso para a realidade. A mudança para o digital persiste, desde então, em um nível elevado globalmente.

No Brasil, por exemplo, o número de empresas que fizeram essa migração em 2020 cresceu 208% em comparação com a quantidade registrada em 2019.

4. Empreendedorismo

Um terço a mais de pequenos varejistas abriram suas portas em 2020 do que em 2019, um número quase 8 vezes maior que o da criação de empresas maiores.

Esta tendência de uma considerável criação de novas PMEs em 2020 é refletida em todo o mundo: Reino Unido (+101%), EUA (+86%), Austrália (+73%), Alemanha (+62%), Canadá (58%), Brasil (+35%) e África do Sul (+13%).

Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.

Foto: iStock

Leia também

O que fazer quando a PME sofre por vazamento de dados?

Tags

Send this to a friend