O WhatsApp está instalado em 99% dos celulares do País e é um dos principais meios de comunicação entre os brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Mobile Time e pela Opinion Box.
Devido à relevância da plataforma, as micro ou pequena empresa (MPEs) não poderiam deixar de marcar presença nela, sendo uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Segundo a 9ª edição do levantamento “O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios”, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 84% dos empreendedores vendem por WhatsApp.
Já uma pesquisa da consultoria em tecnologia Accenture revelou que 83% dos brasileiros em 2020 usaram o aplicativo para comprar produtos ou contratar serviços, o maior número na América Latina.
Ainda no Brasil, mais da metade dos consumidores afirmaram fazer compras pelo aplicativo pelo menos uma vez por semana.
Entre as pequenas e médias empresas, 81% afirmam que o uso do WhatsApp contribui para o crescimento do negócio, segundo uma pesquisa da Morning Consult.
Desta forma, além da alta base de clientes e com vendas a todo vapor via aplicativos, a chegada do serviço de pagamentos no WhatsApp, liberado em maio no Brasil, poderá ser também uma ferramenta facilitadora para incrementar as vendas das MPEs e ficar de fora desta tecnologia pode significar perda de vantagem competitiva.
Alessandro Basile, da AGMKT. Crédito: divulgação
Em entrevista ao portal de Notícias das GS1 Brasil, o sócio diretor da AGMKT, agência especializada em marketing e comunicação para pequenas e médias empresas, Alessandro Basile, diz que o WhatsApp neste cenário da pandemia foi um grande canal de digitalização das pequenas e médias empresas.
“Foi ele que auxiliou nas vendas no contexto do isolamento. Com a chegada do sistema de pagamentos no WhatsApp, em breve, eles irão certamente potencializar a oferta de produtos e forma de pagamentos, com oferecer praticidade e simplicidade nas transações, inclusive para as pequenas e médias empresas”, disse.
Por meio de um cartão autorizado de um banco conveniado, é possível enviar quantias de dinheiro para contatos no próprio aplicativo. Até o fechamento desta edição, o serviço de pagamentos no WhatsApp estava liberado apenas para transações entre pessoas físicas e espera-se que o pagamento de pessoas para empresas seja aprovado ainda este ano. No entanto, alguns microempreendedores já estão utilizando suas contas físicas para transações.
Segundo comunicado do Facebook, dono do WhatsApp, a ideia é simplificar o processo de pagamento e trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento.
Como o recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay, no futuro, queremos que pessoas e empresas possam usar os mesmos dados de pagamento em toda a família de aplicativos do Facebook”, informa o comunicado da empresa.
Nenhuma taxa será cobrada nas transações entre pessoas físicas.
O Facebook não informou como será a política de cobrança em transações entre pessoas e empresas.
O processo é simples.
No aplicativo, caso você esteja autorizado a fazer a transferência vai aparecer um ícone “R$ – Pagamento” entre as opções que surgem quando clicamos naquele ícone de +, quando queremos enviar fotos ou vídeos armazenados no smartphone.
Além de imagem, áudio, contato, câmera, localização e contato, terá a opção enviar pagamento.
Mas até o momento, para transferir ou receber dinheiro, a pessoa terá que ter um cartão que seja Visa ou Mastercard de um dos bancos participantes.
As transferências poderão ser feitas com cartões de cartões de débito, pré-pago ou múltiplo de bancos participantes, mas não com cartões de crédito.
Segundo o Facebook Pay, transferências e pagamentos são protegidos por várias camadas de segurança, como o PIN do Facebook Pay ou a biometria em dispositivos compatíveis. Cada usuário terá o seu PIN, que será a sua chave de segurança para seus dados.
Assim como todos os recursos do WhatsApp, o serviço de pagamentos foi desenvolvido com um forte conjunto de princípios de segurança e privacidade em mente.
O cliente busca praticidade no pagamento. É o que diz a pesquisa inédita encomendada pela Visa e realizada pela empresa Morning Consult, mostra que os portadores de cartões da bandeira querem realizar transferências no WhatsApp.
79% dos entrevistados demonstraram interesse em usar o app para transferências rápidas.
O público com mais de 65 anos é o mais interessado na solução, com 83% afirmando ter interesse em usar o WhatsApp para transferências de dinheiro.
A pesquisa também revelou os atributos mais valorizados pelos consumidores ao realizar uma transferência, entre eles: conveniência, custo, usabilidade, privacidade, segurança, velocidade e confiança.
Foto: iStock
Send this to a friend