Escreva para pesquisar

Há mais de 50 anos, a Citrícola Lucato atua no ramo de frutas cítricas, produzindo e comercializando laranjas e tangerinas para todo o Brasil. Ao longo do tempo, a companhia investiu de embalagens diferenciadas e em sistemas de automação para garantir a excelência nas operações. Contudo, os processos de logística, distribuição e armazenagem tornaram-se complexos, fazendo com que a empresa procurasse o auxílio da GS1 Brasil.

“Pedimos para que a entidade nos ajudasse a tornar os processos mais simples, eficazes e precisos em todo o caminho da laranja, desde a fazenda, passando pelo packing house, até o supermercado. A GS1 Brasil indicou soluções envolvendo os códigos de barras e nos mostrou como eles deveriam ser aplicados corretamente”, conta o diretor da companhia, Carlos Alberto Lucato.

Com a introdução dos códigos e o aperfeiçoamento dos processos já existentes, o problema com a distribuição errada de produtos caiu consideravelmente, gerando vários benefícios. A Citrícola Lucato obteve melhores resultados financeiros e os clientes varejistas passaram a ter maior disponibilidade dos produtos nas lojas.

A rastreabilidade foi outro ganho decorrente da automação e do uso dos códigos de barras padrão GS1, especialmente para os consumidores finais. Em conjunto com a PariPassu, a Citrícola Lucato desenvolveu um aplicativo gratuito que, ao escanear o código de barras na embalagem da laranja, possibilita conhecer todo o caminho da fruta escolhida, do campo até a loja. Consequentemente, o consumidor tem a certeza de adquirir produtos seguros, com garantia de origem.

Todos esses resultados fizeram a empresa ganhar o Prêmio Automação 2018, na categoria Agrobusiness. “Receber esse prêmio comprova que o investimento valeu a pena”, afirma Lucato.

Para saber mais sobre a história da Citrícola Lucato com automação, assista ao vídeo no canal da GS1 Brasil no YouTube: https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=NFVVI_s_jgA.

Confira outras histórias inspiradoras que venceram o Prêmio Automação no site: www.gs1br.org/premioautomacao.

Foto: iStock

Tags