Escreva para pesquisar

Carrefour adota padrões em produtos têxteis

Com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos têxteis de marca própria e itens licenciados da Disney, o Carrefour apostou em novos processos baseados em padrões e tecnologia. Deu tão certo que a empresa foi uma das vencedoras do Prêmio Automação 2018, na categoria Varejo – Controle de Qualidade Têxtil.

A companhia tinha a necessidade de otimizar os processos de controlar a qualidade das peças antes de expô-las na área de venda das lojas. Para otimizar essa análise, o departamento de qualidade têxtil passou a utilizar o Clicq, plataforma da PariPassu para automatizar a gestão da qualidade de produtos, com o código de barras padrão GS1 integrado na ferramenta.

Antes de usar essa solução, a equipe do Carrefour usava papel, lápis, borracha, câmera fotográfica e computador para elaborar e enviar os relatórios sobre a qualidade dos itens. Atualmente, todas as etapas dessa análise – visual, dimensional e logística – são realizadas com o aplicativo do Clicq instalado em um smartphone.

“Quando o fornecedor encaminha a amostra da peça com a etiqueta com código de barras, nossa equipe já consegue verificar se dá para fazer a leitura correta do código, evitando problemas em estoque, inventário e perdas financeiras”, conta a especialista de qualidade têxtil do Carrefour, Claudia Veiga.

Finalizada a análise, automaticamente a ferramenta envia os relatórios para os fornecedores das mercadorias e para outras áreas internas do Carrefour, como comercial e centro de distribuição. Dessa forma, o processo de análise que era realizado em seis etapas, passou a ser feito em apenas uma. Além disso, o tempo de análise diminuiu em 29%.

Conheça mais sobre esse case do Carrefour no canal da GS1 Brasil no YouTube:  https://www.youtube.com/watch?v=gaWB3Q7c7Yk

Confira outras histórias inspiradoras que venceram o Prêmio Automação no site: www.gs1br.org/premioautomacao.

Foto: iStock

Tags

Send this to a friend